Coluna Tom Barros

Vai lá Verdão

Euforia após a vitória sobre o Palmeiras. O técnico Sidney Moraes tenta fazer com que o otimismo se mantenha nos padrões naturais, sem exageros. As responsabilidades do Icasa aumentaram muito, após ter alcançado projeção nacional. Hoje, diante do São Caetano, o traiçoeiro desafio de quem enfrenta times atolados na zona de rebaixamento. Estes são lobos perigosos. Fingem-se de mortos e atacam como fera selvagem em busca de sustento. Mas o Verdão do Cariri está preparado. O time tem consciência tática, bom conjunto e elenco com jogadores qualificados.

Força nossa. No sucesso do Verdão, gente nossa, aqui da terrinha: Elanardo. Revelado pelo Itapipoca do Eudi Assunção. Elanardo ganhou experiência no futebol paulista. Voltou ao ninho cearense. Está bem. Faz perfeita leitura de jogo. Sabe.

A montagem

O êxito do Icasa não veio do acaso. O critério nas contratações tem sido fator responsável pela evolução. Se todo time começa com bom goleiro, está aí João Ricardo. Chapinha é destaque na meia-cancha. E a contratação de Tadeu foi uma das mais acertadas.

Na medida

Geraldo, a voz da experiência, veio para dosar. Preto com a bagagem de passagens por Ceará e Fortaleza. Tem mais Neilson, Naylhor, Luiz Otávio, Gabriel, Gilmak, Juninho Potiguar, Luis Gustavo. Sem extrapolar a folha.

"Nosso primeiro objetivo era permanecer na Série B, mas agora, já que tudo deu certo, a gente vai buscar algo mais".

João Ricardo
Goleiro do Icasa

Atônito

Até hoje não compreendo como um time que tem Charlos, Fabrício, Esley, Waldyson, Assisinho, dentre outros, fica pelo caminho. Esses jogadores têm qualidade. Eles bem que lutaram. Os dias passaram e ainda agora não absorvi a eliminação tricolor.

Novos projetos

Na contratação do novo treinador, o alto comando do Fortaleza terá de refletir muito sobre a filosofia a ser implantada em 2014. Se em quatro de anos de Série C, infrutíferos foram os resultados com exageradas importações, que se coloque, pois, um limite nisso.

Grupo

Há alguns meses, Renan Vieira, ex-presidente do Leão, explicou que um grupo de São Paulo estava disposto a investir no Fortaleza, mas que recuara diante de algumas exigências. Agora, neste processo transitório, não se surpreendam se houver nova tentativa.

Parceria

É normal na globalização a parceria com investidores. Lembram da parceria do empresário anglo-iraniano Kia Joorabchian (MSI) com o Corinthians? Mas, se houver parceria, cuidado na elaborados os contratos. A soberania do clube terá de ser preservada.

Recordando. Liceu completa hoje 168 anos. Eu ingressei no Liceu do Ceará em 1959. Havia sido aprovado no exame de admissão em 1958. Até hoje guardo de lá grandes recordações. Lembro muito dos meus colegas de turma. O Liceu começou suas atividades no dia 19 de outubro de 1845. É o terceiro colégio mais antigo do Brasil. Minha homenagem aos professores, alunos e funcionários que consolidam esse patrimônio da área educacional brasileira.