Coluna Tom Barros

Entre os quatro melhores
O Ceará está pronto. Entusiasmo total. O time cresceu de produção. Encaixou duas séries de três vitórias consecutivas, só interrompidas em razão dos erros de arbitragem na derrota para o Figueirense em Santa Catarina. Hoje tem Paraná no Castelão. O visitante foi goleado pelo América/RN (4 x 1) na rodada passada. Ainda assim tem melhor pontuação que o Ceará (45 a 44). As chances de o Vozão ingressar no G-4 são palpáveis. Se o Ceará ganhar do Paraná e o Sport/PE perder para o Oeste, acontecerá o que muitos pensavam ser um sonho impossível: o Ceará no G-4.

O nome. Lulinha em grande fase. É gol por cima de gol. Melhor ainda: há surpreendido as defesas contrárias, já pela forma fulminante com que aparece para as conclusões. No momento, ele e Magno Alves são tormento para os adversários.

Toque
Poucos times da Série B têm o toque refinado que o Ceará há apresentado nos últimos jogos. Marcos, Ricardinho, Rogerinho, Lulinha, Magno Alves e Mota alcançaram entrosamento que faz a diferença. Se o Ceará mantiver o padrão, dificilmente perderá.

O adversário
Ao contrário do Ceará, o Paraná vem de duas derrotas seguidas. Moral abalado. Perdeu em casa para o Avaí (0 x 1) e foi goleado pelo América/RN. Desonerou o time de Dado Cavalcante, ex-Icasa. Ótimo momento para o Vozão ultrapassá-lo.

"O que nós não podemos fazer é trazer a cobrança de fora para dentro, ou seja, para que não reflita dentro de campo".
Heleno
Volante do Fortaleza, dizendo como o time deve encarar o Sampaio amanhã

Tranquilidade
A colocação feita por Heleno tem tudo a ver. O Jogador se mostra consciente da responsabilidade e aponta o melhor caminho para o Fortaleza produzir bem e, sem transtorno, chegar á vitória. É, com todo senso profissional e sem afobações, jogar a partida. Aí a vitória virá por acréscimo. Perfeito o recado dele.

Pressão
No fatídico jogo com o Oeste no PV em 2012, a pressão fez o Fortaleza tremer. Criou-se "já ganhou" prejudicial. Quando diante das dificuldades, o Leão sucumbiu. Certo Heleno: o time tem que deixar fora a pressão. Lição que Jackson Caucaia, Esley, Waldison e Assisinho conhecem bem porque atuaram naquela decisão.

Rei do acesso
Flávio Araújo tem em seu currículo ascensões importantes. Em 2012 fez o Sampaio subir da Série D para a Série C, sendo campeão brasileiro. Em 2011 subiu o América/RN da Série C para a Série B nacional. E já agora terá a chance de subir o Sampaio da "C" para a "B". Problema é que amanhã terá pela frente o verdadeiro Rei do Acesso, Luís Carlos Martins.

Recordando. O narrador Gomes Farias gosta de recomendar aos atletas, antes da cobrança de um pênalti: "É para bater no canto, rasteiro e com efeito". Ora, não há goleiro que pegue. Pois havia um volante (center-half como se dizia nas décadas de 1940 e 1950) cearense que fazia exatamente assim e jamais perdeu um pênalti: Célio, do Fortaleza. Eu o vi jogar. Célio era um craque. Não faz muito eu o encontrei na Gentilândia. Célio mora no Jardim América. Ele me disse que brevemente irá ao Debate Bola (TV Diário). Célio foi várias vezes campeão cearense pelo Fortaleza. Jogou ao lado de Pedrinho Simões, Sapenha, Ninoso, Valter Vieira. Seus irmãos, Tarcísio Bandeira e Zezé Bandeira foram acólitos comigo na Igreja dos Remédios na década de 1960.