Coluna Tom Barros

De olho na zebra

Hoje a torcida do Fortaleza terá atenções voltadas para o Castelão, em São Luís/MA. Dificilmente o Sampaio Correa, em casa, tropeçará diante do Rio Branco, que tem feito um papelão. A lógica mostra um Sampaio superior, pronto para faturar três pontos e assumir a vice-liderança. A esperança do Leão cearense está na zebra que, não raro, contraria a natureza das coisas. "As zebras são mamíferos, membros da mesma família dos cavalos, os equídeos, nativos da África central e do sul. Preferencialmente alimentam-se nas pastagens da savana africana". Não sei como fizeram a ligação da zebra com o futebol. Mas uma zebra hoje em São Luís será muito bem-vinda.

Recordando.
O Maguari fez história no futebol cearense nas décadas de 1920, 1930 e 1940. Depois daí pediu licença. Voltou na década de 1970, mas pouco antes, em 1968, tinha um bom time de futebol de salão. Aí está uma cópia da carteira de atleta da época, pertencente a Sérgio Castelo Branco Pinheiro.

Malas pretas

Nestes meus 48 anos de batente, ouvi muito falar de malas pretas, mas jamais vi sequer uma só delas. Nas fases finais dos certames, geralmente trafegam sem serem notadas. Assim sendo, não posso afirmar que tenha sido despachada uma do Aeroporto Pinto Martins para São Luís. Essas malas são como o espiões: invisíveis.

Possibilidades

Acompanhar os resultados de terceiros é natural. Mas o mais correto é o Fortaleza concentrar atenções no que terá de fazer, independente do que façam os concorrentes. Para isso, é programar-se para vencer. E tem condições, desde que não repita o que fez em Cuiabá, onde adotou uma postura exageradamente defensiva.

Voltas da vida

O técnico Flávio Araújo mais uma vez no caminho do Fortaleza. Há alguns anos, na Série C, Flávio, quando dirigia o América/RN, teve de enfrentar o Fortaleza. E mais: no comando do Leão estava seu irmão, Júlio Araújo. Agora Flávio vem com o Sampaio e trazendo no grupo Arlindo Maracanã e Ribinha, ex-Tiradentes. Portanto, gente que conhece bem o tricolor do Pici e o futebol cearense. Ainda bem o Sampaio não mais conta com Pimentinha, que foi para o São Caetano. Pimentinha deu muito trabalho ao Leão no jogo de ida.

Destaque

Quem está fazendo ótimo trabalho no Sampaio Correa é Arlindo Maracanã. Sim, o mesmo Arlindo que brilhou no Ceará e depois teve passagem pelo Ferroviário. Aliás, no jogo em que o Sampaio derrotou o Fortaleza em São Luís, Arlindo jogou muito bem e foi um dos destaques. Peça fundamental do Sampaio, hoje, diante do Rio Branco/AC.

Pilhérias

O futebol brasileiro está cheio de fatos hilariantes que servem de galhofa lá fora. Na Série D, houve aquele lance em que o massagista do Aparecidense, Romildo Fonseca da Silva, evitou o gol do Tupi. Na Série C, em Cuiabá, a escada na parede para que o gandula possa ir buscar a bola, quando esta cair do fora do estádio.

"Agora vamos lutar pela nossa classificação. Esperamos domingo o apoio da torcida e assim passar por mais esse desafio. Aí mais na frente brigaremos pelo acesso".

Robert
Atacante do Fortaleza, autor do primeiro gol no empate em Cuiabá