Ceará repete os mesmos defeitos e preocupa

Leia a coluna desta segunda-feira, (8)

Legenda: Leia a coluna desta segunda-feira, (8)
Foto: Fabiane De Paula/SVM

As comemorações pela conquista da Copa do Nordeste passaram. Agora a responsabilidade é subir para a Série A. Mas, com o nível de futebol que vem apresentando, as coisas poderão ficar bem complicadas. Tal como na Ilha, o time jogou mal. Dirão, talvez, que o resultado foi bom, pois conseguiu um ponto em São Paulo. Admito. Mas cadê a proposta. A transição no Ceará está confusa. Quase sempre termina nos pés dos adversários. Isso sobrecarrega a defesa. Isso elimina o centroavante que não vê a cor da bola. Foi assim com Vitor Gabriel, na Ilha, foi assim com Nícolas em Campinas. A bola não chega. Observem quantas bolas o Ceará finalizou, oferecendo verdadeiramente perigo de gol. Lembro de uma do Erick, no final do primeiro tempo. Na fase final, mesmo com as mudanças, foi difícil ver o Ceará oferecendo perigo. Melhorou um pouco com Erick Pulga, que entrou bem. Lutou, quis. Assim também com Chay. Mas longe do ideal. Faço apenas um reparo a favor do Ceará: é um massacre e desrespeito aos atletas colocar o time para jogar às 11:00, após o desgaste da decisão de Copa do Nordeste na quarta-feira. A condição do time alvinegro ficou comprometida. Isso é verdade.  

Consolidação 

Hoje tem Corinthians x Fortaleza em Itaquera. Há muita expectativa, haja vista a sequência vitoriosa que o Fortaleza estabeleceu: ganhou do Coritiba (0 x 3) no Paraná, ganhou do Fluminense (4 x 2) no Castelão e ganhou do Estudiantes de Mérida (6 x 1) no Castelão. Marcou 13 gols em três partidas. Auspicioso momento.  

Mérito 

Moisés está no rol dos melhores jogadores deste início de temporada da Série A nacional. Realmente vive uma fase esplendorosa. Jogador rápido. Sabe driblar em velocidade. Pode aprimorar mais ainda as finalizações. Verdade que assinala muitos gols, como prova sua posição na artilharia. Entretanto, também perde muitos gols, alguns até de forma incrível.  

Goleiro 

O goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim, vem impressionando com belas atuações. Na vitória do Vasco sobre o Atlético-MG no Mineirão, ele fez o possível e o impossível. E, no empate do Vasco com o Fluminense (1 x 1) no Maracanã, novamente ele fez defesas espetaculares. Tem 28 anos. Jogou no Grêmio e jogou também no futebol português e no futebol francês. Que fase boa! 

Estreia 

O técnico Vanderlei Luxemburgo, que voltou ao Corinthians, estreou terça-feira passada, quando da derrota (1 x 2), em casa, para o Independiente del Valle, do Equador. Mas a maioria entende que houve ali apenas uma espécie de apresentação à torcida, pois ele não teve tempo para treinar o grupo. A verdadeira estreia, então, será hoje diante do Fortaleza.  

Nível 

O mais importante no Fortaleza é ter alcançado o respeito dos times que jogam em casa. Pelos recentes resultados, o Leão de Aço não mais se intimida, quando na casa do adversário. A experiência internacional na Copa Libertadores e na Copa na Sul-Americana amadureceu muito o grupo. Que seja assim logo mais.