Carona amiga da Copa do Brasil

Legenda: Taça da Copa do Brasil será entregue ao campeão da competição
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Acontece hoje a terceira rodada pela mais “democrática” competição do país. “Democrática” e confusa. Basta ver o regulamento que muda de uma fase para outra. Esdrúxula, chata, mas rica na distribuição de grana alta aos participantes. Do futebol cearense, logo na primeira rodada já pipocaram o Icasa, eliminado pelo Tombense, e o Ferroviário, eliminado pelo Nova Venécia. O Ceará já eliminou o São Raimundo em uma única partida. E também, em uma única partida, eliminou a Tuna Luso de Belém. Hoje, em Muriaé, Minas Gerais, o Vozão enfrenta o Tombense, que na primeira rodada eliminou o Icasa e, na segunda rodada, eliminou nos pênaltis o Moto Clube em São Luís no Maranhão. Agora, nesta terceira rodada tem a esperada estreia do Fortaleza, que no Castelão enfrentará o Vitória de Salvador. O Vitória, na primeira fase, eliminou o Castanhal do Pará e, na segunda fase, no Barradão, eliminou o Glória do Rio Grande do Sul. Um emaranhado de disputas que já deixou muita gente grande pelo caminho. Exemplo: o Grêmio foi despachado pelo Mirassol e o Internacional despachado pelo Globo do Rio Grande do Norte. E assim, entre conhecidos e desconhecidos, caminha a humanidade. 

 

Recuperação 

 

Em outras circunstâncias, eu diria que o Fortaleza era favorito hoje diante do Vitória. Mas, o momento tricolor é tão para baixo que tenho minhas dúvidas, embora o Fortaleza atue em casa no Castelão. O Fortaleza vem de quatro derrotas seguidas e, mais que isso, sem jogar bem. Ainda assim dou um crédito de confiança ao time de Vojvoda, pois não acredito tenha desonerado de vez. 

 

Incógnita 

 

O Ceará é incrível: deu show de bola no Palmeiras e sumiu diante do Botafogo do Rio de Janeiro. O que o Vozão pode aprontar hoje diante do modesto Tombense? Sinceramente, não sei. Não tenho a menor ideia. Sobre o Tombense nem posso opinar, pois não o vi jogar uma vez sequer. Uma incógnita total. 

 

Regulamento 

 

A Copa do Brasil é assim: na primeira fase, a eliminação acontece num único jogo. Quem atua em casa, se empatar, está fora. Na segunda fase, também em jogo único, se houver empate, a decisão acontece nos pênaltis. Tudo isso já passou. Nesta terceira fase, que começa hoje, serão jogos de ida e volta. Se houve empate no placar agregado, a decisão será nos pênaltis. 

 

Carona amiga 

 

Quando digo que a Copa do Brasil é a mais rica e confusa das competições, tomo por base o regulamento esdrúxulo que, nesta terceira fase, abre uma janela para receber os times brasileiros da Libertadores, o campeão da Copa do Nordeste, o campeão da Copa Verde e o campeão da Série B nacional. O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Carona amiga.