Baixo aproveitamento do ataque do Ceará preocupa na reta final do Brasileirão

Nesta reta final da Série A, faltando apenas oito rodadas, o Ceará ainda está na incerteza da permanência na elite nacional. O que mais incomoda é a limitação do ataque que só marcou 23 gols, sendo o segundo pior da competição, à frente apenas do lanterna Paraná, que só marcou 12 gols. Portanto, terá de melhorar muito os resultados na linha de frente. Notem que o líder, Palmeiras, já assinalou 47 gols, 24 a mais que o Vozão. E o Flamengo, vice-líder, marcou 48 gols, 25 a mais que o Ceará. Na lista de artilheiros, o Palmeiras tem Willian, 9 gols; Bruno Henrique, 7 gols; Deyverson, 7 gols e Lucas Lima, 5 gols. O primeiro do Ceará é Arthur, 5 gols. Os outros dois do G-4, o Internacional e o São Paulo, também estão com elevado aproveitamento ofensivo. O Inter marcou 39 gols e o São Paulo assinalou 40. O Ceará apresenta nítidas dificuldade de conclusão. Cria os momentos de gol, mas não concretiza as oportunidades. Isso representa muita preocupação, máxime agora quando precisará de uma série de vitórias consecutivas. A permanência do Vozão na Serie A dependerá muito de uma melhora significativa nas conclusões. Vale lembrar que o terceiro critério de classificação é o saldo de gols. Portanto, um gol a mais pode decidir uma vaga.

No embalo

A torcida do Fortaleza provavelmente repetirá na próxima sexta-feira, às 20h30, no Castelão, público igual ao registrado no jogo com o Paysandu, na festa do centenário. Vai no embalo. Aliás, quando vão colocar outra vez à disposição a carga completa (67 mil lugares), conforme a capacidade oficial do Castelão anunciada na época da Copa do Mundo?

Leve, solto, lépido e fagueiro

O gol tem mágico poder transformador. Gustavo que o diga. O jejum lhe tirara do semblante o ar positivo de outrora. Já se via o aspecto fechado das preocupações. A cobrança no seu rosto. Ele até perdeu a condição de titular. Aí, como num toque divino, a cabeçada certa, o gol. E lá de novo um Gustavo leve, solto, lépido e fagueiro. Como antigamente.

Favorito

O Ferroviário, que foi o líder da primeira fase da Taça Fares Lopes, entra como favorito na semifinal diante do Horizonte. No Ferrão jogadores que fazem a diferença: Mazinho, Janeudo e Edson Cariús. Mas nada de "já ganhou". Horizonte tem uma história de muito sucesso nessa competição, inclusive já tendo representado nosso estado na Copa do Brasil.

Pílulas

No dia 23 de outubro de 1906, em Paris, Alberto Santos Dumont, voando à bordo do 14-bis, inventou o avião. Hoje, em comemoração, haverá uma solenidade às 10h na Base Aérea de Fortaleza, presidida pelo comandante da Corporação, Cel-Av Alex Pereira. Dumont foi um gênio da humanidade.

Em um protesto inoportuno, o lateral Felipe Jonatan, quando foi substituído no jogo com o Palmeiras no Pacaembu, discordou da decisão do técnico Lisca. Com acenos de cabeça protestou contra a mudança. Calma Jonatan. Nada de precipitações. Você é jovem. Cabe uma orientação do Lisca.