Podcast “Elas no Esporte” conta história da primeira narradora de futebol da Globo

Denise Santiago, da equipe esportiva do SVM, apresenta Renata Silveira, jornalista que se destacou na transmissão de jogos da Copa do Mundo.

Legenda: Renata Silveira: a narradora da Globo escreveu a história como a primeira narradora da emissora.
Foto: Divulgação

A jornalista da equipe esportiva do Sistema Verdes Mares, Denise Santiago, apresenta à SiSi a primeira narradora da Globo, Renata Silveira que, aos poucos, foi conquistando espaço pela competência e uma outra forma de olhar. Entender de futebol não precisa, apenas, conhecer as regras e os jogadores, é preciso ter paixão! 

Paixão e coragem moveram Renata Silveira. Educadora Física por formação e especialista em Jornalismo Esportivo, em 2014, num ato de ousadia, decidiu participar de um concurso da Rádio Globo chamado: “Garota da Voz”.  

Olha isso: na época, Renata nunca tinha narrado uma partida de futebol! “Eu nunca tinha narrado nada na vida, mas aceitei o desafio. Sempre tive muita vontade de trabalhar na TV. Trabalhava com dança e, na verdade, ainda trabalho. Esse foi o concurso que eu vi como uma boa oportunidade, na Rádio Globo”, comenta a narradora.  

Legenda: Renata Silveira participou do podcast “Elas no Esporte”, com a jornalista esportiva, Denise Santiago.
Foto: Divulgação

Das 80 participantes, ficou entre as 20 melhores. Daí, a partida começou para Renata: venceu o concurso e, com o prêmio, narrou dois jogos na Copa do Mundo daquele ano: Uruguai 1 x 3 Costa Rica e Croácia 1 x 3 México. Sem muita experiência, um convite inesperado, o álbum de figurinhas foi o maior aliado para identificar os jogadores. Foram situações extraordinárias como essa que encaminharam Renata para a história da narração feminina.  

Na Globo, a estreia foi uma goleada que, até hoje, a torcida do Botafogo comemora: “o” dia foi 10 de Março, o Botafogo aplicou 5 a 0 contra o Moto Club, jogo da Copa do Brasil. “Eu estava nervosa no dia antes da partida. Fui para um SPA, depois tomei um banho de mar. Queria relaxar e deu certo. A torcida do Botafogo me apoiou e, até hoje, comenta sobre a partida”, comentou mais um gol de placa. 

Conheça mais sobre a trajetória da jornalista no Podcast Elas no Esporte.