Pioneira da TV

Hoje a Sisi conta um pouco da história da talentosa e elegante Rita Oliveira, a primeira apresentadora de um telejornal no Ceará

Legenda: Foto de Rita Oliveira nos anos 80, em preto e branco, na bancada do Jornal Hoje (depois, Jornal do 10) com visual oitentinha: blazer com ombreiras, cabelos picotados e sorriso inconfundível.
Foto: Divulgação

Rita Oliveira é cearense, nascida no Cedro. Foi a primeira apresentadora de telejornal do Ceará. Descoberta por Narcélio Lima Verde, Rita Oliveira ganhou grande destaque como âncora do jornal da TV Verdes Mares. Foram 14 anos (1971 – 1985) à frente da bancada da emissora, anunciando grandes notícias do nosso Estado. Naquele tempo, a formalidade era a exigência da comunicação. Rita estava sempre muito elegante, com cabelos atualizados, uma maquiagem forte e a voz empostada.  

Foi por todas essas características que a SiSi, nos 51 anos da TV Verdes Mares, trouxe a marcante Rita Oliveira, que merece ser lembrada pelo amor e compromisso que permearam por tantos anos as notícias da emissora.

Legenda: Foto da estreia de Rita Oliveira no Jornal da Verdes Mares em 1971. Super moderna!
Foto: Divulgação

O fato mais relevante na carreira de Rita na TV foi anunciar a vinda do Papa João Paulo ll ao Brasil e acompanhar a chegada do Sumo Pontífice no Ceará: “Ele desembarcou em Fortaleza, no dia 9 de julho de 1982. Mobilizou toda a imprensa local, nacional e internacional. Um esquema de segurança foi preparado para o evento e a grande massa de fiéis do Santo Papa acompanhou todo o trajeto por onde ele passou. Esse fato, único no Ceará, ficou na memória de todos que tiveram a feliz oportunidade de vivenciar tal momento tão especial. Principalmente, para nós, da imprensa”, relembra emocionada. 

Após sair do noticiário, Rita seguiu a carreira fazendo comerciais de TV. Concluiu o curso de Biblioteconomia em 1982. Ainda atuou como mestre de cerimônias no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. 

Legenda: Rita Oliveira (no alto) em 1982 como concludente do curso de Biblioteconomia, com colegasde turma, dentre elas, Teresinha, filha de Nirez, que, gentilmente, enviou a foto do seu arquivo
Foto: Arquivo Nirez

Hoje, aos 71 anos, dois filhos e uma neta, Rita mantém a beleza, assegurando que isso é “coisa de um coração alegre que aformoseia o rosto”. 

Sabemos que “o novo sempre vem”, como bem dizia Belchior, mas para os cearenses é um orgulho saber que foi através do noticiário da TV Verdes Mares, uma emissora com visão inovadora, que no início dos anos 70, deu voz e vez para que fosse uma mulher a transmitir os fatos mais importantes do nosso Estado para os seus expectadores.  

Rita Oliveira, você é inesquecível! 

TV Verdes Mares, parabéns por estar a 51 anos a frente do seu tempo!

Legenda: Rita Oliveira aos 71 anos continua com a mesma beleza, elegância, carisma e simpatia
Foto: Divulgação

Desleixo ou autenticidade?

Não sei se foi a impossibilidade de manter o visual em dia com a pandemia que fez com que muitas mulheres assumissem os cabelos brancos. Talvez, até tenha sido um resgate à essência, uma nova maneira de pensar e de se comportar baseada no essencialismo, no minimalismo, no consumo mais consciente.  

De uma coisa é certa: em 2021 encontramos uma muitas de mulheres assumindo a cor natural e a textura original de seus cabelos.

Legenda: A atriz Samara Felippo (42) surpreendeu assumindo os cabelos brancos com muito charme!
Foto: Divulgação

Assumir a cor natural, mesmo grisalho, não é mais sinônimo de desleixo e, sim, de autenticidade. Além disso, dá para ser super jovial e contemporânea mesmo com os fios prateados.   

E você, tem coragem de assumir os grisalhos?

Saber viver

Legenda: Dani Barreira completou 50 anos e iniciou as comemorações ao lado dos seus amores: o marido Haley Carvalho, dos filhos Igor e Laura e do tio Ernani Barreira. O momento foi vivenciado em Guaramiranga.
Foto: Divulgação

Legenda: Maria Alice Saraiva Serpa, 100 anos, recebeu a vacina contra a Covid-19 e pousou para a foto ao lado de dois dos 13 filhos, Egídio e José Oriá. Ela ainda mandou esta frase para as enfermeiras da PMF: “Obrigada. Nem doeu!”. Que mulher corajosa!
Foto: Divulgação