Na quinta-feira, 19, o Pacto Global da ONU no Brasil deu início ao evento Conexão ODS, marcando um importante encontro de diálogos sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Com o intuito de trazer visibilidade às questões sociais, ambientais e de governança nas empresas, o evento promete ser um marco para a promoção do impacto social em todo o país.
Em parceria com a organização sem fins lucrativos Somos Um, dedicada a reduzir as desigualdades sociais e criar oportunidades por meio de negócios de impacto, o Conexão ODS reúne debates e painéis cuidadosamente elaborados para discutir ações e estratégias capazes de alcançar as metas do desenvolvimento sustentável.
Tudo acontece até o dia 21 de outubro no novo espaço para eventos do Beach Park. Por lá, importantes empresas participantes do Pacto Global da ONU no Brasil, que vão ampliar o debate para além da região Sudeste e estendendo seus impactos a todo o território nacional.
Na tarde de abertura do Conexão ODS, Carlo Pereira, CEO do Pacto Global no Brasil trouxe o primeiro discurso:
“Para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são objetivos de toda a humanidade, e cumprir com a urgência da Agenda 2030, precisamos engajar todas as pessoas. Cada um deve puxar para si a responsabilidade, e as empresas têm papel fundamental nisso. É importante aumentar o nível de ambição e participação do setor privado em diferentes estados e municípios brasileiros. Esse evento aproxima ainda mais o Pacto Global das organizações presentes na região Nordeste. Para mudar, precisamos do Brasil todo”
Depois, a presidente da Somos Um, Ticiana Rolim Queiroz, bastante emocionada e alinhada com forte propósito destacou em tom firme e seguro:
“O Nordeste tem grandes empreendedores e empresários reconhecidos no Brasil todo, mas segue carente de iniciativas para discutir os maiores desafios da humanidade e das empresas para a Agenda 2030. Essa foi a motivação para convidarmos o Pacto Global da ONU para trazermos, juntos, um grande evento nessa temática para a região. Nossa intenção é promover uma experiência única para os participantes, pensando em cada detalhe, desde o local escolhido à curadoria, arte e cultura e às demais experiências oferecidas durante o evento. Esperamos que os participantes possam realizar conexões especiais e saiam inspirados para serem protagonistas na agenda 2030"
Encerrando o protocolo do evento, a dona da palavra e de uma simpatia ímpar, a vice-governadora do Ceará, Jade Romero representou o Governador.
Após, iniciando as plenárias, Nice Sales, adolescente de 17 anos, representando a juventude brasileira, discursou pedindo para que a juventude fosse ouvida e apoiada para que contribua para um mundo mais solidário, inclusivo e participativo. Afirmou sobre a potência da juventude e sua capacidade de transformação social. Trouxe sua vivencia e sua força com outros jovens, destacada, inclusive pela Coluna SiSi, quando construíram o Beco Céu, na favela do inferninho promovendo educação, arte, esporte e um futuro melhor para crianças e jovens. Além disso, Nice cantou “all that we can be” , música de sua autoria, escrita aos 14 anos com o sonho de que um dia pudesse ser um hino para humanidade. A música foi tema da live "Musical em 2020" quando arrecadou dinheiro para a Criação do Beco Céu e está transformando a vida de centenas de pessoas.
Nos dias de Conexão ODS, nomes de relevância para o cenário, como: Ana Fontes, vice-presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU no Brasil, Michelle França, diretora de saúde mental e diversidade da Ambev, e o Professor Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006, estarão entre os presentes.
O evento é fechado apenas para convidados. A abertura contou com a apresentação das lindas Taís Lopes e Semayat Oliveira e os veículos do Sistema Verdes Mares realizam entrevistas e inserções ao vivo, além de transmissões ao vivo pelo YouTube, por meio do canal do Diário do Nordeste.
Vem ver agora quem esteve no evento de abertura do Conexão ODS. LC Moreira captou tudo!