CAPTEI: Ousadas da literatura invadem tradicional restô no centro de Fortaleza

Cláudia Majela foi a responsável por organizar o encontro das amigas do grupo de leitura Jane Austen para mais um projeto OuseSaber

Legenda: Zena entre Cláudia Majela e Aline Félix
Foto: LC Moreira

Dos clássicos da literatura aos clássicos da cultura nordestina, o projeto de mediação OuseSaber, do grupo de leitura Jane Austen, reuniu-se na terça-feira, 24, para a discussão de mais uma grande obra da literatura.

Legenda: Cláudia Majela
Foto: LC Moreira

Na mesa, a conterrânea Raquel de Queiroz. A primeira mulher a sentar na cadeira dos imortais da Academia Brasileira de Letras. Recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa. Autora da segunda fase do modernismo, momento no qual a literatura volta os olhos para as questões sociais. O livro era "O Quinze". Texto sensível, inquietante e, ainda, atual. As dores da seca de 1915, a migração do nordestino, as tentativas de sobrevivência diante de uma miséria indizível. Aos 19 anos, a autora sentia esse pesar. E as leitoras? 

Legenda: Em pé: Luciana Frota, Simone Michiles, Aline Barroso, Denise Melo, Jana Vilar, Fernanda Arruda, Niedja Bezerra, Adriana Aurila, Leiliane Pinheiro. Sentadas: Luciana Colares, Simone Fortaleza, Zena, Cláudia Majela e Jean Lopes
Foto: LC Moreira

O lugar escolhido para reportar à época foi o tradicional “Bar da Zena”. Centro da capital alencarina. Clima típico. Decoração e cardápio regional.

Cláudia Majela, responsável por esse momento lúdico, teve precisão cirurgica para a proposta do OuseSaber. Denise Melo mediou o clássico da literatura universal, discutiu entre as integrantes do grupo de leitura Jane Austen e, claro, a troca de percepções foi enriquecedora, expandindo o alcance da obra pela visão de cada leitora.

Legenda: Comemoração
Foto: LC Moreira

A cereja do bolo do mundo real foi a surpresa que Cláudia Majela fez para a D. Zena: trouxe um bolo para cantar os parabéns pelos 53 anos de existência do restaurante, uma referência na história cearense, que chega a servir até 1000 bolinhas de carne em um dia, uma especialidade que já levou a cearense ao programa de culinária Ana Maria Braga, um programa clássico dos dias atuais. 

Legal, né? Pois, ouse saber mais, sempre, e veja as fotos que o LC Moreira fez desse momento:

Legenda: Cláudia Majela
Foto: LC Moreira

Legenda: Aline Félix Barroso
Foto: LC Moreira

Legenda: Denise Melo e Leiliane Pinheiro
Foto: LC Moreira

Legenda: Fernanda Arruda, Adriana Aurila, Niedja Bezerra, Cláudia Majela e Luciana Frota
Foto: LC Moreira

Legenda: Jean Lopes
Foto: LC Moreira

Legenda: Cláudia Majela e Niedja Bezerra
Foto: LC Moreira

Legenda: Sanfoneiro
Foto: LC Moreira

Legenda: Cláudia Majela e Jean Lopes
Foto: LC Moreira

Legenda: Grupo de leitura Jane Austen
Foto: LC Moreira

Legenda: Cláudia Majela
Foto: LC Moreira

Legenda: Adriana Aurila, Aline Félix Barroso, Niedja Bezerra, Simone Michiles, Zena, Cláudia Majela, Luciana Frota e Fernanda Arruda
Foto: LC Moreira

Legenda: Cláudia Majela e Zena super emocionada
Foto: LC Moreira