A CASACOR Ceará abriu as portas da sua 26ª edição na noite de terça-feira, 22, em um evento exclusivo para a imprensa e convidados especiais. A mostra, que é considerada a maior e mais prestigiada do estado no segmento de arquitetura, design de interiores e paisagismo, promete surpreender e encantar o público até o dia 8 de dezembro.
Com o tema "De Presente, o Agora", a edição de 2024 da CASACOR Ceará convida os visitantes a refletirem sobre as responsabilidades do presente e o impacto das escolhas para o futuro. O local escolhido é o antigo prédio da matriz das Casas Pernambucanas, na Praia de Iracema. Por lá, 40 ambientes inovadores e inspiradores foram desenvolvidos por 54 profissionais do ramo.
A diretora da CASACOR Ceará, Neuma Figueiredo, destacou a importância da mostra como um convite para repensar nas transformações que estamos vivendo, especialmente na Praia de Iracema. Além dos espaços de profissionais, a edição de 2024 traz experiências gastronômicas exclusivas com o Restaurante Mayú, Café Nüsse e Bar Moleskine, que prometem momentos sensoriais únicos para os visitantes.
Um dos destaques da mostra é um apartamento modelo completo de 277m², desenvolvido pela Construtora Dias de Sousa, que convida os visitantes a repensarem o conceito de moradia. Além disso, a CASACOR Ceará 2024 conta com uma ala comercial, reafirmando o compromisso da mostra em promover e valorizar a cultura e os talentos cearenses.
Gostei muito dos espaços dos homenageados: Severino Neto e Preto Zezé. Remetem à história e representatividade cultural do estado.
O espaço dos arquitetos Ricardo Braga e Inês Sobreira que acolheram Severino Neto remete a um estilo cearoca. Ceará e o Rio de Janeiro representados por lá. Senti-me totalmente conectada e bem acostumada (rsrsrs).
O ambiente em homenagem a Preto Zezé tem uma energia vibrante. Potente. É assinado por Roberto Pamplona. Adorei demais a obra com a imagem pixada do homenageado, do artista José Guedes. De longe fiz “Uau”!
Outros detalhes que reparei...Fiquei um pouco impactada ao entrar e encontrar o piso bem brilhoso. Branco e preto. Estranhei até, mas depois entendi o recado. Bem anos 2000. Consegui reportar a época e compreendi a informação. Continuo com o mesmo sentimento da época.
Um epaço que a-do-rei foi da arquiteta estreante na Casa Cor Ceará, Lara Linhares. Senti-me na sala da mansão da Odete Roitman, na novela 'Vale Tudo' só que em 2024. Nossa!, parecia que entrava nas salas chiques dos anos de 1980 repaginadas. Lindão! Sensação de elegância e sofisticação.
Quero voltar lá com mais calma, num horário menos disputado, para ver tudo. A noite de estreia estava bastante estimulada, cheio de celebridades e prestigiada.
Veja os momentos através das fotos captadas por Geovanne Jinkings: