A posse dos novos desembargadores André Luiz de Souza Costa e Everardo Lucena Segundo foi super prestigiada por autoridades, advogados e demais convidados.
Não tinha visto, ainda, a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) tão bem representada pelos seus corredores. É claro que burburinhos não faltaram para apostas do nome a ocupar a próxima vaga de titularidade do Ministério Público. O candidato estava por lá, mas esse assunto deixo para o meu colega Inácio Aguiar contar qualquer hora dessa.
O que sei é que o clima, naquela tarde de quinta, era de entusiasmo.
Senti, através da Presidente e dos demais desembargadores acolhimento aos novos integrantes, os quais não vieram de carreira da magistratura como a grande maioria da composição da Corte.
Trocando ideias com ex-colegas de turma da ESMEC e, hoje, desembargadores, entendi que o momento era importante, porque recebiam uma nova geração, oriunda da advocacia, para que, cada vez mais, houvessem, com a experiência trazida, um outro ponto de vista equilibrando decisões. Legal, né?
O discurso de boas-vindas da Presidente, Dra. Naílde Pinheiro, confirmou meu entendimento:
“Recebemos com entusiasmo e alegria os novos membros, felicitando-os pela indicação, e, sobretudo, por suas trajetórias de destaque na Advocacia, que contemplam a exigência constitucional de notório conhecimento e reputação ilibada, merecidamente reconhecidos durante o processo de escolha para o nosso Tribunal de Justiça. Saudamos a chegada de ambos também pela diversificação de visões que trazem ao Judiciário, equilibrando a necessária combinação de experiências profissionais de advogados, membros do Ministério Público e magistrados de carreira, formando assim uma composição que, certamente, aprimora a sensibilidade na gestão da Justiça e amplia horizontes para os julgamentos conduzidos pelo colegiado”.
Os novos desembargadores TJCE, oriundos das vagas reservadas à OAB-CE por meio do Quinto Constitucional, trouxeram um discurso comprometido com as lições aprendidas na advocacia, respeito a Constituição e o cuidado no momento de julgar.
Dito tudo isso, está na hora de ver as fotos captadas por LC Moreira, né não?