Wagner corre contra o tempo para encontrar partido de peso para sua chapa

Legenda: Capitão Wagner busca apoios em mais uma corrida rumo ao Paço Municipal
Foto: Fabiane de Paula

O deputado federal Capitão Wagner (Pros) é o pré-candidato com mais tempo de estrada para esta disputa pela Prefeitura de Fortaleza entre os que já se apresentam ao eleitorado. Desde 2016, em que ficou em segundo lugar na disputa, ele é um postulante natural ao cargo e veio trabalhando isso até aqui, mesmo tendo enfrentado com êxito uma eleição para deputado federal em 2018. Como o mais votado do Estado, ele fortaleceu sua intenção de disputar a Prefeitura da Capital. Agora, na reta final das articulações, Wagner tem o trunfo de ser o pré-candidato com maior recall nas pesquisas, mas segue desafiado a tentar atrair algum partido de maior peso para a sua chapa, garantindo mais tempo de propaganda no rádio e TV. Até o momento, ele tem oito partidos em sua chapa, mas são siglas com menor representatividade no Congresso. Wagner corre contra o tempo para fortalecer a aliança. 

Corre-corre

Com convenção do Pros marcada para a próxima segunda-feira, dia 7, Capitão Wagner tem confirmado: Republicanos, Avante, PSC, PMN, Podemos, PTC e PMB, podendo agregar também o DC, que estuda parceria. À medida que o tempo passa, aumentam as dificuldades para atrair mais apoios. Os principais alvos da coligação, no momento, são DEM, PSDB e MDB, depois que o PSL anunciou a candidatura própria do deputado Heitor Freire. <MC><MC1>Wagner e Heitor dialogavam até recentemente sobre uma possível parceria, que acabou não se concretizando. E a relação não ficou boa entre os dois.

Start nas convenções

Logo no primeiro dia do prazo de convenções partidárias, na última segunda (31), o PDT realizou o primeiro ato do deste ciclo eleitoral, município de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba. Dos 184 municípios, o partido terá candidatura própria em 121. A decisão sobre a forma de realizar o evento, se presencial, mista ou virtual ficará a cargo dos municípios. A diretriz partidária é o respeito aos protocolos médicos. O partido detém, no Ceará, a maior força política do País em relação aos Estados. Fortaleza é a maior cidade comandada por um pedetista no País.

Viçosa do Ceará

O primeiro município a ter uma convenção no Ceará, Viçosa conheceu, oficialmente, o seu primeiro candidato: Divaldo Soares (PDT). Ele foi lançado em uma convenção presencial e terá como vice Dr. Lima (PSB). A coligação lá envolve ainda PP, PTB, PT e PSDB. A chapa tem apoio do secretário de Cidades, Zezinho Albuquerque, e do deputado estadual Queiroz Filho e será de oposição ao prefeito Zé Firmino (MDB), que tentará a reeleição na Cidade. Lá, Max Mapurunga (Pros), Diego Passos (Podemos) e Pastor Fábio (Avante) ainda se apresentam como pré-candidatos.

Em Caucaia

O apoio da vereadora Natécia Campos (PP), uma das pré-candidatas à Prefeitura de Caucaia, está sendo disputado por Elmano de Freitas (PT) e Vitor Valim (Pros). Ela foi a vereadora mais votada em 2016. O impasse é que o PP é da base de Cid Gomes (PDT) e Camilo Santana (PT), aliados do prefeito Naumi Amorim (PSD), com quem Natécia bate de frente; e Valim faz oposição.