Prefeito eleito em Fortaleza deverá enfrentar forte oposição na Câmara Municipal em 2021

Coligação de Sarto elegeu 25 vereadores; A de Capitão Wagner fez 12 parlamentares

Legenda: Plenário da Câmara Municipal estará dividido na próxima legislatura

Os partidos da coligação do candidato José Sarto (PDT) fizeram a maior bancada na Câmara Municipal de Fortaleza para os próximos 4 anos. Juntos, PDT, Cidadania, PSB, PP, PL, PSD, DEM, PSDB, e Rede passam a ocupar 25 cadeiras na Câmara Muncipal. A Coligação de Capitão Wagner conseguiu eleger 12 vereadores. Na sequência, o PT, de Luizianne Lins elegeu 3, o Psol, surpreendeu com dois, e o PSL conseguiu fazer um representante.

Outra marca garantida da nova gestão da Câmara Municipal é a renovação. Dos 43 vereadores eleitos, 23 são novos na Casa, uma renovação de 53%.

Mesmo a disputa pela Prefeitura de Fortaleza ainda tenha segundo turno e embora a candidatura governista tenha sido a que elegeu a maior bancada no Legislativo, há uma certeza: o próximo prefeito de Fortaleza terá uma oposição mais combativa e consistente do que teve o prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Caso Sarto seja o eleito, é possível que as bancadas de PT e Psol formem um grupo a impor dificuldades ao gestor. Some-se a isso, os 12 parlamentares da bancada eleita pela chapa de Capitão Wagner e já são 17 parlamentares de perfil que tende a dificuldar o trabalho da base para aprovar os projetos da gestão.

Já se Capitão Wagner for o escolhido pela população da Capital no segundo turno, o cenário tende a ser ainda mais hostil ao novo gestor com uma oposição formando a maioria das cadeiras no Legislativo.

As costuras políticas para o segundo turno ainda irão acontecer, mas o cenário da Câmara Municipal já está traçado para o próximo mandato. E o prefeito eleito terá que ter uma capacidade de diálogo e aglutinação ainda mais considerável.