O PDT e a sucessão municipal

O PDT, que tem sob o seu comando a Prefeitura de Fortaleza e deve formar a maior aliança partidária na disputa pelo Executivo municipal da capital cearense, deu o start na última sexta-feira (17) nos preparativos para a escolha do seu pré-candidato ao comando municipal.

> Entre a base e a oposição, DEM e PSDB poderão estar na aliança governista

A legenda vai promover uma série de eventos virtuais com os cinco nomes, dos quais sairá apenas um para iniciar o diálogo com os partidos aliados, que também têm outros pré-candidatos. Pela experiência de processos eleitorais anteriores, não dá para descartar uma surpresa, pois os cenários estão sendo meticulosamente estudados nos bastidores com base em diálogos, pesquisas e avaliações do comando.

A série de eventos virtuais, certamente, dará, ao partido e aos seus nomes, mais visibilidade e levará os projetos para um público muito maior. Entretanto, os debates entre os pedetistas têm efeito limitado, do ponto de vista da escolha do postulante. Dentre os cinco indicados como pré-candidatos, Ferruccio Feitosa, Idilvan Alencar, José Sarto, Salmito Filho e Samuel Dias, os três últimos são os nomes mais fortes para representar o partido na chapa majoritária em novembro, pela própria dinâmica interna do grupo governista local.

A decisão sobre a candidatura caberá, após ouvidos todos os partidos aliados, ao comando do grupo político que tem Ciro e Cid Gomes, o prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana - sim, mesmo este sendo filiado ao PT que deve ter candidatura própria, será ouvido no processo. Ao mesmo tempo, por óbvio e para facilitar o processo, Camilo ainda tenta trazer o PT para a aliança governista.

Dificuldades internas

O governador, por sinal, o petista com o mais relevante cargo político no Estado, vem encontrando dificuldades há muito tempo no seu próprio partido. E não se trata apenas de alguns correligionários locais. A Executiva Nacional tem contrariado o governador sistematicamente e dificultado as costuras políticas pretendidas por Camilo no Ceará. Em entrevista a este colunista, o chefe do Executivo declarou, inclusive, sua insatisfação com movimentos da nacional aqui no Ceará.

Alianças

O último movimento que deixou o governador insatisfeito foi a interferência para lançar uma pré-candidatura do PT em Juazeiro do Norte, com a indicação de Gabriel Santana, filho do ex-prefeito Manoel Santana. Naquele município, o prefeito Arnon Bezerra é aliado de Camilo Santana e pré-candidato à reeleição. Para manter sua base de apoio, Camilo precisa costurar acordos, e o comando nacional do partido tem feito investidas ao contrário dos planos do governador.

 



Assuntos Relacionados