Compreensão do eleitor sobre o apoio de lideranças a candidatos apresenta distinções em Fortaleza

Legenda: Jair Bolsonaro declarou apoio a Capitão Wagner, ontem, em "live"
Foto: Reprodução

O apoio de lideranças locais e nacionais às candidaturas que disputam a Prefeitura de Fortaleza, tão propalada no noticiário político enquanto estratégia para atrair voto, não é de tão simples compreensão para o público. É isso que aponta a última rodada da pesquisa Ibope que questionou aos eleitores sobre se eles sabiam quem lideranças como o presidente Jair Bolsonaro, o governador Camilo Santana, o prefeito Roberto Cláudio e o ex-ministro Ciro Gomes apoiam na disputa de Fortaleza. Os resultados nos dão também informações importantes sobre se as estratégias de campanha dos candidatos estão surtindo efeito ou não. No caso de Ciro, 65% informaram não saber, enquanto 27% afirmaram ser Sarto (PDT) o apoiado de Ciro. Esse é um efeito, ainda, das poucas aparições do ex-ministro na campanha do aliado até agora.

Linha de frente

O apoio do prefeito Roberto Cláudio a Sarto Nogueira é a parceria de campanha mais lembrada pelos eleitores ouvidos pelo Ibope. Roberto Cláudio apoia Sarto para 63% dos entrevistados, enquanto 32% disseram não saber. Desde o início da campanha, o prefeito tem sido o aliado mais presente nos atos de Sarto. Inclusive, no período em que o candidato ficou afastado se tratando da Covid-19, foi o gestor que seguiu tocando os atos junto ao candidato a vice, Élcio Batista.

Apoio dividido

O governador Camilo Santana está dividido, na Capital, entre a candidata do PT, Luizianne Lins, e Sarto. Camilo tem dado sinalizações claras de apoio ao pedetista, entretanto, não tem pedido voto diretamente – por restrições legais. As declarações do governador e a estratégia de campanha pedetista têm surtido melhor efeito do que a adotada pela candidatura petista no sentido de fazer o eleitor compreender o apoio. Para 29% dos entrevistados, Camilo apoia Sarto. Outros 17% acham que ele apoia Luizianne e 50% não sabem ou não responderam. Com a disputa acirrada na reta final, será interessante observar estes movimentos.

Chancela presidencial

Segundo os dados da pesquisa Ibope desta semana, os eleitores que sabem que o presidente Jair Bolsonaro apoiam o candidato Capitão Wagner (Pros) são 37%. Até ontem, Bolsonaro havia feito uma sinalização para a campanha de Wagner citando-a entre as suas preferenciais no País. Wagner, por sua vez, agradeceu o apoio, mas não investiu pesado em bancar a associação de imagem. Ontem, houve um fato novo. Na sua live, o presidente mostrou um papel com a imagem do candidato do Pros, e pediu votos abertamente. Segundo o presidente, Wagner “tem tudo para fazer uma boa administração e renovar a política do Ceará”. Será interessante observar esse movimento de apoio na reta final, tendo em vista que 55% do eleitorado ainda dizia desconhecer quem o presidente apoia na disputa da Capital.



Assuntos Relacionados