Campanha tem sido risco à saúde

Desde o início da campanha eleitoral, esta coluna tem feito diversos alertas, com base na observação dos números e do movimento de rua das candidaturas em várias regiões do Ceará. O fato de termos uma pandemia ainda em andamento exigiria de todos os envolvidos uma cautela redobrada para evitar um recrudescimento dos casos de Covid-19. Todos, entretanto – autoridades, partidos e candidatos –, sabiam das dificuldade de manter as regras sanitárias em uma campanha de rua. Mesmo considerando os excessos que seriam previsíveis, a situação atual, entrando na quarta semana de campanha, é bem pior e preocupante.

Como está se desenvolvendo hoje, a campanha eleitoral é um risco incontestável à saúde pública dos cearenses.

Em vários municípios, não há outra medida possível, que não a de proibir os atos de rua. Para proteger a população é necessário um conjunto de medidas enérgicas da Justiça Eleitoral e das autoridades sanitárias. Até o momento, a maioria dos candidatos Ceará a fora tem ignorado solenemente os alertas e os acordos firmados para evitarem aglomerações. Os que cumprem as medidas são as exceções. A Covid-19 é coisa séria, a pandemia está em andamento e não dá mais para negligenciar, sob risco de termos que voltar ao isolamento.

Dados revelam

A análise dos dados da Covid-19 mostra um crescimento da taxa de positividade em cinco regiões de Saúde do Estado nas semanas epidemiológicas 38, 39 e 40, que compreendem o período entre os dias 13 de setembro e 3 de outubro. As áreas são as de Canindé, Tauá, Camocim, Icó e Juazeiro do Norte. Em todas elas, há relatos constantes de atos de campanha com aglomerações, desrespeito ao uso de máscara e outros tipos de irregularidades. Como não poderia ser diferente, há candidatos a prefeito contaminados nestas regiões. É preciso tomar medidas enérgicas em todo o Estado para evitar que a disputa eleitoral, saudável para a democracia, traga danos ainda maiores à população. Essa responsabilidade é de todos, mas principalmente das autoridades sanitárias do estado e dos municípios e da Justiça Eleitoral.

Medidas em andamento

No último sábado (17), o governador Camilo Santana (PT) informou que enviou ofício ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral cobrando providências em relação a municípios em que está havendo desrespeito às normas sanitárias. Ontem, a Corte deu publicidade a um conjunto de medidas que os juízes eleitorais precisam tomar para conter os atos em descumprimento das normas. Neste momento, entretanto, é importante que o próprio governador, assim como os demais líderes políticos estaduais, conversem e cobrem dos seus aliados e partidos que cumpram as normas sanitárias, sem espaço para faz de conta, como ocorreu até agora. Principalmente no interior, as regras estão sendo ignoradas.

Caso em Fortaleza

Ainda ontem (18), um dos candidatos afetados pela Covid-19, Sarto Nogueira (PDT), precisou de internação em Fortaleza, causando uma série de dúvidas em relação à sua recuperação. Segundo nota nas redes sociais, a internação se deu para a aplicação de uma medicação intravenosa que necessita ser aplicada no hospital. Evidentemente que espera-se que esteja tudo bem com o candidato. Mas o fato pode atrasar ainda mais seu retorno à campanha à Prefeitura de Fortaleza. Renovamos os votos de melhoras ao candidato.