Vai começar a colheita da primeira safra de trigo na Chapada do Apodi

Projeto piloto da Agrícola Famosa com o industrial de massas e biscoitos Alexandre Sales tem tecnologia da Embrapa e ocupa 5 hectares, que serão 500 em 2021, se a produtividade for igual à do Paraná, como se espera.

Legenda: Fazenda da Agrícola Famosa, na Chapada do Apodi.
Foto: Divulgação

Dentro de 15 dias, começará a colheita da primeira safra de trigo plantado numa fazenda da Agrícola Famosa, na Chapada do Apodi. 

Em torno dela há uma grande expectativa quanto à produtividade: se for, como se espera, igual ou superior à que se registra no Paraná, a Chaapada do Apodi, que já produz algodão irrigado e de sequeiro, além de sorgo, milheto, palma forrageira e capim para a alimentação do rebanho bovino leiteiro  – tudo ensilado para consumo e comercialização na época do estio, como a deste segundo semestre – a área cultivada poderá ser multiplicada por até 100 vezes. 

Esta é a primeira fase de um projeto que juntou a Agrícola Famosa, maior exportadora de melão do País, e o industrial cearense Alexandre Sales, que retomou sua atividade de fabricante de massas e biscoitos com um olho na possível verticalização de sua produção. 

São apenas cinco hectares plantados, mas poderão ser 500 na próxima safra. Richard Muller, diretor de produção da Agrícola Famosa, é um otimista moderado, mas Alexandre Sales não esconde seu entusiasmo diante do que podem o clima e o solo da região e a tecnologia da Embrapa, cujos especialistas prestam assistência técnica e fornecem as sementes (próprias para a geografia da Chapada do Apodi). 

No começo, os empreendedores sofreram para controlar a presença de ervas daninhas na área do projeto, mas em pouco tempo descobriram a melhor maneira de livrar-se delas. 

A ideia da Agrícola Famosa é aproveitar a época das chuvas (quando não planta melão, que detesta muita água, mas adora o sol) para cultivar trigo, em uma área da fazenda, e algodão, em outra. 

São experiências-piloto que poderão ser aproveitadas em escala, usando o mesmo solo para culturas diferentes e em épocas distintas.

O solo da Chapada do Apodi parece ser abençoado por Deus.

GRANITOS

Atracado no Porto do Pecém, o navio Cedar Arrow, com bandeira das Bahamas, está recebendo uma carga de seis mil toneladas de granitos do Perla Venata, extraídos do chão cearense da Meruoca com uma tecnologia que dispensa o uso de explosivos.

Trata-se de um quartzito que tem 95%  de sílica livre, sendo a pedra natural mais desejada do mundo, segundo revela Carlos Rubens Alencar, presidente do Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos do Ceará (Simagran-CE). 

Essa valiosa carga bruta será transportada para a cidade italiana de Carrara, onde, agregando valor, será transformada em caríssimas peças de decoração e revestimento de monumentos públicos e privados em várias paftes do mundo. 

“A evolução das pesquisas e larvas no Estado sugere que a industrialização de mármores e granitos no Ceará aumentará com ou sem ZPE, e aí a agregação de valor poderá triplicar a receita de nossas exportações, que nos próximos três anos se aproximarão dos US$ 100 milhões (R$ 550 milhões no câmbio de hoje)”, informa Carlos Rubens.

CAMARÃO

Tom Prado, CEO da Itaueira Agropecuária e coordenador do Comitê Técnico de Fitossanidade da Confederação Nacional da Agricultura, esteve sexta-feira, 20, em Ipanguaçu (RN), com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. 

Foi durante a visita do presidente Bolsonaro àquela região. 

Diante de um grupo de grandes carcinicultores do Ceará e do Rio Grande do Norte, a ministra anunciou que autorizou a importação de genética de camarão dos EUA. 

“Uma medida importante, porque aumentará a produção e a produtividade do camarão brasileiro”, comentou Tom Prado. 

Essa produção a que Prado se refere está concentrada no Nordeste, mais especificamente no CE e no RN. 

LANÇAMENTO

Vem aí o J. Smart Dom, novo empreendimento residencial da Construtora J. Simões. 

Ele será lançado quarta-feira, 26, de forma 100% digital. 

Localizado na rua Dom Expedito Lopes, 2527, a dois passos da Des. Moreira, terá 95 apartamentos com uma ou duas suítes.
 
GRAN MARQUISE

Dionísio Barsi, diretor financeiro do Hotel Gran Marquise, confirma a sua reabertura para o próximo dia 1º de setembro. 
Mas as áreas de eventos só serão reabertas em outubro, se e quando houver permissão do governo do Estado. 

É no Gran Marquise que se hospedagem os times da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol.

BARRAGEM

Se depender do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, as obras de recuperação da tubulação da barragem do Jati – que estourou sexta-feira, 21, na sua junção com o anel de concreto – estarão prontas em 15 dias. 

Ele, pessoalmente, esteve em Jati no sábado e viu os estragos causados pelo incidente.

O ministro constatou que a estrutura da barragem se mantém íntegra.



Assuntos Relacionados