Solução para o finor pode sair sexta-feira

São boas, até agora, as previsões de uma estação de chuvas na média ou acima da média histórica no próximo ano de 2021. Até o fim deste mês, a Funceme deverá emitir, como sempre o fez nesta época, seu prognóstico oficial sobre o assunto, mas não há, pelo menos por enquanto, eventos significativos no Atlântico e no Pacífico que assinalem algo diferente do que uma quadra chuvosa normal para a região Nordeste - o Ceará no meio -no ano novo que se aproxima.

Eia uma boa notícia que se junta a outra ainda melhor, a do lançamento, sexta-feira, 16, no auditório da Fiec, do edital de licitação para a construção do Ramal Salgado-Apodi, integrante do gigantesco Projeto São Francisco de Integração de Bacias. A licitação será promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, cujo titular, Rogério Marinho, deverá, ainda, anunciar outras medidas de interesse do setor produtivo nordestino.

Especula-se que uma delas terá relação com o passivo do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor), hoje estimado em mais de R$ 20 bilhões, transformados em debêntures. Entre centenas de empresários da região, há a expectativa de que o ministro Marinho - um nordestino do Rio Grande do Norte - possa anunciar na mesma sexta-feira uma saída definitiva para essa questão, que se arrasta há mais de 10 anos.

Essa solução legal poderá vir por meio de um projeto de lei ou de uma Medida Provisória. Estima-se que o Governo da União, com o beneplácito do ministério da Economia, concederá um desconto especial às empresas em débito com o Finor, que assim terão a chance de resgatar uma dívida que até hoje as constrange e de dar nova vida ao Finor. 

A propósito de incentivos fiscais: o governo da Paraíba reduziu de 18% para 2% o ICMS de sua indústria de confecções.

Mussarela

Industriais e produtores cearenses de laticínios assustam-se com a presença crescente, na Ceasa e nos mercados públicos de Fortaleza, do queijo mussarela, contrabandeado do Pará. Pedem que a Adagri fiscalize caminhões e ônibus que transportam esse queijo de origem e qualidade desconhecidas.

Navegação

Entra governo, sai governo, e a navegação marítima brasileira - no longo curso e na cabotagem - segue vítima do interesse dos armadores estrangeiros, dizem os brasileiros do setor.

Chegou ao 11º piso a obra de construção do que será o mais alto edifício residencial do Ceará - o One, projetado e executado pela Construtora Colmeia, na Avenida Beira Mar. Terá 50 andares, quatro dos quais serão estacionamento de veículos e um de lazer. 45 apartamentos - um por andar - 38 já vendidos a cearenses.

Quando o Supremo Tribunal Federal, por um ato monocrático, manda tirar da cadeia e colocar em liberdade o chefe da maior organização criminosa do País, é porque chegamos mesmo ao fundo do poço. As leis no Brasil são elaboradas e aprovadas com o objetivo de também blindar os criminosos, de colarinho branco ou não. Lamentável.



Assuntos Relacionados