Pandemia: Fiocruz produzirá no Eusébio 30 mil testes por dia para Covid-19

Graça à doação do Banco Itaú, a Fiocruz está instalando duas Centrais Analíticas - uma no Rio de Janeiro, outra aqui no Ceará - que produzirão testes PCR e sorológicos.

No fim deste mês, a Fiocruz começará a produzir, em seu laboratório instalado no Centro Industrial de Saúde do Eusébio, 30 mil testes para a Covid-19, segundo informou a esta coluna, nesta quinta-feira,11, o Dr. Odorico Monteiro, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz.
 
Ele revelou que isso está sendo possível graças à doação que fez o Banco Itaú à Fiocruz para a instalação de duas centrais analíticas – uma em instalação no Rio de Janeiro, outra aqui no Ceará.

Ainda segundo Odorico Monteiro, a Central Analítica do Eusébio produzirá, diariamente, 10 mil testes PCR (que colhe amostras da mucosa nasal da pessoa) e 20 mil testes sorológicos (exame feito através de amostra de sangue por método automatizado de quimioluminescência).

O Dr. Odorico Monteiro não quis revelar o valor doado pelo Itaú para a Central Analítica do Eusébio, mas disse que foram “vários milhões de reais”.