Oi já opera rede 5G no Plano Piloto de Brasília

A companhia antecipa a operação da mais moderna geração de internet móvel disponível no mundo com projeto piloto único, ancorado em espectro dedicado exclusivamente para essa tecnologia, antes do leilão da frequência oficial que será realizado pela Anatel.

A Oi iniciou ontem, uarta-feira, 7, a operação comercial de sua rede 5G no Plano Piloto de Brasília, no Distrito Federal. 

A companhia antecipa a operação da mais moderna geração de internet móvel disponível no mundo com projeto piloto único, ancorado em espectro dedicado exclusivamente para essa tecnologia, antes do leilão da frequência oficial que será realizado pela Anatel. 

A iniciativa faz de Brasília a primeira cidade com cobertura 5G da Oi no país, com rede de 460 km2 de extensão, que abrange 80% da capital. 

O serviço oferecido pela Oi alcança taxas de velocidade na transmissão de dados que podem chegar a 500Mbps. 

A partir de agora, clientes da Oi com qualquer plano de telefonia móvel que tiverem um aparelho compatível com 5G na frequência de 2.100MHz, na região, já podem usufruir dessa experiência.

“Este lançamento tem um significado muito importante para nós. Como o 5G vai requerer muito mais antenas e como elas precisarão estar conectadas a uma rede de fibra para dar conta da capacidade colossal de dados que o 5G requer, nossa rede nacional de transporte de dados é que terá as melhores condições de atender todos os players, viabilizando conectividade para grandes ou pequenas operadoras. E isso vai reforçar o papel da Oi como principal provedora de infraestrutura em fibra ótica no país”, afirma Rodrigo Abreu, presidente da Oi.

A Oi, que já atende Brasília com seu serviço de internet fixa por fibra ótica conectado até a casa do cliente (Oi Fibra), agora para viabilizar o 5G conectou cerca de 300 sites e os ancorou numa banda dedicada da frequência de 2.100 GHz, estratégia de refarming que já havia realizado para disponibilizar o 4,5G e teve sua operação bem sucedida. 

A nova tecnologia da Oi está disponível no Plano Piloto (Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul, Lago Norte, incluindo a praça dos Três Poderes e Esplanada dos Ministérios), além de outras regiões como os Setores Administrativos (Cruzeiro, Sudoeste, Gama, Planaltina, Guará, Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Recanto das Emas, Samambaia, Ceilândia, Sobradinho, São Sebastião, Riacho Fundo e Santa Maria). 

Essa rede proporciona aos clientes as melhores experiências em aplicações de banda larga móvel, como serviços de streaming de alta resolução, jogos em “real time”, além de permitir acesso às redes sociais com upload de vídeos e fotos de maneira mais rápida. O 5G pode ser acessado dentro da área de cobertura em Brasília por clientes de todos os planos de telefonia móvel da operadora que tiverem um aparelho compatível com essa tecnologia da Oi, sem a necessidade de troca do atual chip 4G e sem custo adicional.



Assuntos Relacionados