Incêndio na chapada deixa com medo o agro-produtor

Durante o dia de ontem, empresários da agropecuária perguntavam-se sobre o que quis dizer o ato criminoso, praticado na véspera, que destruiu, pelo fogo, um grande fardo de algodão, cujos capulhos haviam sido colhidos e prensados ao longo da semana em uma gleba do Distrito Irrigado Jaguaribe-Apodi, em Limoeiro do Norte, na Chapada do Apodi. É lá que crescem, na velocidade do frevo, várias atividades econômicas, a última das quais é impulsionada pelo Programa de Revitalização da Cotonicultura, liderado pelo Governo do Estado.

Sem quaisquer cuidados e cautelas que os resguardassem da diligência policial em curso, os autores desse atentado deixaram pistas que facilitarão sua identidade e localização. Uma delas é uma garrafa plástica com um resto de gasolina, encontrada ao lado do fardo incendiado. Na mesma área há, ainda, 17 desses fardos de capulhos de algodão prestes a ser transportados para uma indústria têxtil que comprou toda a produção dos pequenos cotonicultores de Limoeiro do Norte. Teme-se que possam esses fardos remanescentes ser o alvo de uma nova investida dos criminosos, os quais, pelo visto, além dos algodoais, não desejam na Chapada Apodi qualquer atividade agropecuária empresarial, e isto inclui a fruticultura para exportação e a produção de alimentos para o rebanho bovino leiteiro cearense.

Euvaldo Bringel, coordenador do Programa de Revitalização da Cultura do Algodão, está preocupado, pois se trata de um incidente que, se repetido, poderá inibir o entusiasmo dos pequenos produtores da Chapada e dos industriais que apoiam o esforço do governo, cujo objetivo é recolocar o Ceará no pódio dos maiores produtores brasileiros de algodão, onde ele esteve nos anos 50, 60 e 70 do século passado.

CDL virtual

Amanhã, às 15 horas, por meio de vídeo-conferência, a CDL de Fortaleza promoverá reunião de sua diretoria, presidida por Assis Cavalcante. A reunião virtual terá um convidado, o senador Eduardo Girão, que falará sobre as dificuldades de aprovação da tão sonhada Reforma Tributária.

Sol no ifce

Na Capital e no interior do Estado, os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) estão recebendo placas solares fotovoltaicas, que gerarão 20% da energia que eles consomem. O investimento é de R$ 90 milhões. Eis o futuro chegando mais rápido do que se previa.

Agricultura

Circula pelas redes sociais uma mensagem interessante: "Com arroz, faz o saquê; com batata, faz a vodka; com uva, faz o vinho; com agave faz tequila; com cevada, faz cerveja; com cana, faz cachaça; com milho faz whisky. Então, até para ficarmos bêbados, todos precisamos do produtor rural, que trabalha de domingo a domingo".

Igrejas

Ou abre para todos ou fecha para todos, como estão há quatro meses os templos da Igreja Católica aqui em Fortaleza. O governador já autorizou sua abertura, mas o arcebispo D. José Antonio, usando o bom senso, só os reabrirá quando 100% dos fieis puderem entrar neles. Mas que tal criar um aplicativo para fazer a reserva de lugar nas igrejas?



Assuntos Relacionados