Funceme acerta na mosca da previsão e, de prêmio, ganha drones

Equipamentos serão em ações de apoio a programas de recursos hídricos e em pesquisas técnico-cientiíficas.

Navegando em águas tranquilas, após haver acertado a sua previsão climática para este 2020 de boas e bem distribuídas chuvas, a Funceme – organismo de referência nacional na área da ciência meteorológica, presidido por Eduardo Martins - colhe agora bons frutos. 

Um deles provém de contrato de financiamento celebrado pelo Governo do Ceará com o Banco Mundial, parte de cujos recursos será utilizada na aquisição de quatro drones de última geração tecnológica. 

Dois desses equipamentos a Funceme operará em ações ligadas à otimização dos recursos hídricos e, ainda, em pesquisas técnico-científicas.

Os outros dois serão operados pela Secretaria Executiva do Agronegócio da Secretaria do Desengolvimento Econômico (Sedet). 
Os drones gerarão imagens aéreas para ações de fiscalização de uso da água por estabelecimentos rurais, outorgados ou não pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). 

Hoje, são poucos, pouquíssimos, os produtores rurais – pessoas físicas ou jurídicas – que pagam pelo uso da água para finalidades agrícolas e pecuárias. 

A maioria deles desvia essa água para fins econômicos, aproveitando-se da ausência da fiscalização. 

Essa irregularidade acontece, principalmente, no leito do rio Jaguaribe, a jusante dos açudes Orós e Castanhão.

Os quatro drones integrarão os programas que a Secretaria de Recursos Hídricos, a Secretaria Executiva do Agronegócio da Sedet e a Funceme elaboram para serem executados a partir de quando, efetivamente, as águas do Projeto São Francisco chegarem ao Castanhão. 

Além de reforçarem a oferta hídrica à população da Grande Fortaleza, essas águas garantirão, também, as atividades econômicas do Baixo Jaguaribe, entre elas a agricultura irrigada.

MUDANÇA

Uma das mais tradicionais redes de lojas de material de construção de Fortaleza, a Acal aderiu ao e-commerce. 

Seu sócio e diretor Cabral Neto informa que, desde o início da pandemia, em março, até ontem, triplicaram suas vendas pela internet. 

A Acal também está fazendo “delivery” e promovendo vendas por meio do “drive thru”. 

É o varejo reinventando-se, nesta pandemia.

S. FRANCISCO

Até ontem, estava confirmada para sábado, 20, a visita do presidente Bolsonaro e do seu ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ao município de Jati. 

Os dois e mais o governador Camilo Santana verão a chegada das águas do Projeto São Francisco à barragem de Jati, de onde, por gravidade, viajarão por pelo menos três meses até seu destino final – o açude Castanhão.

BRASILEIRA

Boa notícia!

A Embraer voltou ao controle brasileiro, tendo iniciado ontem seu processo de reestruturação com a reintegração da área de aviação comercial. 

O executivo Arjan Meijer (ex-KLM) foi anunciado como o novo presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

SOLIDRIEDADE

Sete instituições que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social no entorno dos empreendimentos do Grupo JCPM (RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy) nesta capital receberam mais 1 mil cestas básicas, por meio do Instituto JCPM de Compromisso Social. 

As instituições beneficiadas foram: Associação de Moradores Nossa Senhora Aparecida, Associação Morro da Vitória (Barracão), Associação e Creche Jeanne, Instituto Fazendo Acontecer – IFA, Associação Pequeno Mundo, Projeto Comunitário Sorriso da Criança e Edisca.



Assuntos Relacionados