Fábrica da Danone: governo e indústria examinam várias alternativas

O Ceará precisa dessa unidade industrial para manter os empregos que ela oferece e para dar ao pequeno produtor de leite mais uma opção de venda para o seu produto.

Mexe-se a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Ceará, que pretende encontrar, no mais curto espaço de tempo possível, uma solução para a fábrica de iogurte da multinacional francesa Danone, em Maracanaú, que fechou por causa de suas raquíticas vendas. 

O Ceará precisa dessa unidade industrial para manter os empregos que ela oferece e para dar ao pequeno produtor de leite mais uma opção de venda para o seu produto.
 
Esta coluna pode informar que:

1) A Betânia Lácteos, líder do mercado de laticínios do Nordeste, tem interesse em adquirir a fábrica, se seus donos franceses a desejarem vender com seus modernos equipamentos e máquinas dentro dela; 

2) Seis pequenas empresas industriais de laticínios foram sondadas por uma autoridade do governo estadual sobre a possibilidade de elas, em pool, assumirem a fábrica, e a ideia foi muito bem recebida, mas está esbarrando na dificuldade de financiamento para a concretização do negócio, algo que o Banco do Nordeste pode solucionar via FNE; 

3) Empresas de outros estados estão sendo também consultadas sobre o mesmo tema; 

4) Surgiu ontem a ideia de constituição de uma cooperativa de produtores de leite, nos mesmos moldes das que dominam o mercado nos estados do Sul (PR, SC e RS). 

O secretário Maia Júnior considera-a “muito boa” e está pessoalmente incentivando a iniciativa junto ao Sindicato da Indústrias de Laticínios do Ceará, presidida por José Antunes Mota. 

RAMAIS

Assinada pelos presidentes das federações das indústrias e da agricultura do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, chegou ontem às mãos do presidente Bolsonaro e do seu ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, um documento pedindo a construção dos ramais do Apodi e do Salgado, ambos integrantes do Projeto São Francisco de Integração de Bacias.
 
Os dois empreendimentos, se construídos, farão do Leste cearense, do Oeste potiguar e do alto sertão paraibano polos importantes de agricultura irrigada, algo como a Califórnia brasileira.
 
Ricardo Cavalcante, pela Fiec, e Flávio Sabóya, pela Faec, subscreveram o documento em nome do setor produtivo cearense.

DESCONTO

De amanhã, 30, até o dia 2 de agosto, o Shopping RioMar Fortaleza online fará promoção com descontos de até70%. 

Tudo por este endereço: www.riomarfortalezaondeline.com.br. 

Mais de 30 das lojas do shopping aderiram à promoção, que vai do sanduíche ao eletrodoméstico.

DESEMPREGO

Quando – e se – for extinto o auxílio emergencial de R$ 600, o índice de desemprego será maior do que o atual, registrado ontem pelo Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.
 
Atentem: no passado mês de maio, seis em cada 10 brasileiros deixaram de pagar suas contas no banco, na loja, na padaria e na bodega da esquina.

CONSULTORIA

Depois de 10 anos de KPMG Brasil, o consultor financeiro Eliardo Vieira, tornou-se sócio da Arêa Leão Consultoria Empresarial, que já tem 20 anos de atividade, com uma carteira de clientes da qual fazem parte nomes do porte de 3 Corações, Hapvida e Nufarm.
 
Eliardo aporta à Arêa Leão sua longa experiência em empresas multinacionais.



Assuntos Relacionados