Evangelho de hoje (Mt 23, 27-32)

"Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão!"

Naquele tempo, disse Jesus: Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, e dizeis: 'Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas'. Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Completai, pois, a medida de vossos pais!'

Reflexão – “Franqueza e transparência ou hipocrisia e injustiça?”

Ai de vós, hipócritas!” Ao chamar os mestres da lei e fariseus de hipócritas, Jesus foi transparente e sincero. Hoje também Ele também se volta para nós e nos interpela assim como fez com os eles, a respeito da sinceridade nas nossas “boas ações”. A franqueza e a transparência devem ser um princípio básico nas nossas atitudes. O nosso coração deve dar o compasso para as nossas realizações, do contrário, por mais esforço exterior que façamos as nossas obras serão um sinal de morte e não de vida. Seremos também como sepulcros caiados, por fora, impecáveis, por dentro cheios de imundície. Na mesma intensidade precisamos refletir em relação às palavras que pronunciamos, aos elogios fáceis e cheios de hipocrisia que emitimos com o intuito de agradar a alguém, enquanto o nosso coração, muitas vezes, até critica e reprova. A verdade e a justiça devem permear as nossas atitudes, nem que doa. Será que somos nós, hoje, os mestres da lei e os fariseus, falsos e cínicos? Muitas vezes, criticamos o nosso próximo quando ele erra, entendendo que não seríamos capazes de cometer o mesmo deslize, no entanto, somos feitos do mesmo material e temos as mesmas tendências que ele. Peçamos ao Senhor a graça de permanecer perseverantes na oração para que as nossas ações sejam guiadas pelo Espírito Santo de Deus e não caiamos na tentação. - Como está a sua justiça? – Ela é verdadeira? – O que será que você poderá estar vivendo, só de fachada? -  Você gosta de criticar as falhas dos outros achando que não cairia no mesmo erro?  - Você costuma fazer alguma coisa somente para parecer “bonzinho ou boazinha”? – Você costuma refletir sobre as consequências das suas ações?  - Você tem costume de elogiar as pessoas somente para agradá-las?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados