Evangelho de hoje (Mateus 11,20-24)

"Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!'

Naquele tempo: Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido. 'Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, 
vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza. Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós.  E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 2Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!' 

Reflexão - “tomar consciência!”                                                                    

Diante destas palavras de Jesus todos nós somos chamados a refletir sobre a nossa vida para tomar consciência de que somos privilegiados, porque temos acesso à Palavra de Deus e testemunhas de muitos milagres e bênçãos recebidas na nossa caminhada. Por essa razão seremos tratados com mais dureza do que aqueles (as) que ainda vivem na ignorância, porque não conhecem a riqueza dos Seus ensinamentos. Como Corazim, Betsaida e Cafarnaum, nós hoje, usufruímos de bênçãos gratuitas e nos acomodamos na mesma vida de sempre sem mudança nem transformações. Apesar de refletir e meditar sobre as mensagens do Evangelho, somos como aquelas  cidades onde Jesus operou milagres e prodígios e, nem por isso, queriam acreditar que Ele  fosse o  Filho de Deus. Continuavam com as mesmas práticas e não se arrependiam dos seus pecados. Às vezes nós julgamos as pessoas que vivem no mundo e praticam absurdos, no entanto, talvez, se elas tivessem a oportunidade que estamos tendo, poderiam arrepender-se e, quem sabe, alcançariam um lugar melhor que o nosso no reino de Deus.    Por isso, hoje, Jesus nos manda abrir olhos e ouvidos a fim de apreender os Seus ensinamentos.  A cada momento, somos exortados e admoestados pela Sua Palavra  que tem o objetivo de nos levar à conversão, à uma mudança concreta de vida e de atitude gerando transformação  interior. O Senhor nos avisa, e, ai de nós se não acreditarmos. Muitas vezes temos fé nas pessoas que nos ensinam como viver no mundo, levando vantagem e usufruindo dos bens, mas não escutamos os conselhos de Jesus que veio ao mundo para nos garantir não somente bens e posses, mas, a vida interminável. A Ele, sim, devemos dar crédito, porque as Suas Palavras são palavras de vida eterna. -  Você tem dado crédito à Palavra que reflete?  - A que espécie de vida a Palavra de Deus o (a) tem guiado? – Você consegue identificar milagres na sua vida? – Como você tem demonstrado gratidão a Deus?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO