Evangelho de hoje (Lc 12,54-59)

Jesus disse às multidões: "Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?

Legenda: Jesus acalma o mar
Foto: Divulgação

Naquele tempo: Jesus dizia às multidões: 'Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece.  Quando sentis soprar o vento do sul,  logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo.'  

Reflexão - "Interpretar o tempo presente" 

Jesus nos ensina a dar valor ao tempo presente da nossa vida e nos mostra que as revelações do Pai também se manifestam por meio dos fatos e dos acontecimentos do nosso dia a dia. Da mesma forma como percebemos as mudanças climáticas, as rotações das estações do ano, e detectamos se vem chuva ou sol, nós também precisamos estar atentos (as) aos sinais de Deus para interpretar o tempo presente da nossa vida. Por meio das diversas situações que passamos o Senhor nos dá os meios para que possamos praticar a justiça e o amor. Portanto, o nosso momento presente é também um presente de Deus para nós, porque representa uma chance para pôr em prática, concretamente, o que o Senhor nos ensina na Sua Palavra. "Interpretar o tempo presente" é fazer uma reflexão do modo como estamos vivendo, das ações que estamos praticando, da justiça ou injustiça que estamos promovendo diante dos nossos irmãos. Nós só temos um tempo para tomar decisão: é o tempo presente. Se não avaliarmos agora, a nossa vida, talvez mais tarde já não tenhamos tempo para arrependimento. Portanto, a hora é esta, se você está passando por algum momento difícil de sofrimento ou de doença, se você não está compreendendo nada do que tem sucedido na sua vida ou com a sua família, dê um voto de confiança no Senhor e procure perceber os sinais que devem ser evidentes. O Espírito Santo quer nos dar a melhor direção e quer fazer de nós homens e mulheres novos, acrisolados e purificados. Confiemos Nele e tudo passará! - O que você percebe estar acontecendo no mundo no tempo presente? - Você tem percebido os sinais do tempo? - Os acontecimentos da sua vida presente têm tido algum significado para você? – Qual é a perspectiva do seu futuro em relação ao que lhe tem acontecido no tempo presente? - Você sabia que a dor com Jesus, se transforma em amor?   

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO