Evangelho de hoje (Lc 11, 29-32)

"Assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração".

Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: 'Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.'  

Reflexão - “O Filho do homem é o grande sinal do Pai”

Jesus veio como um sinal do Pai para a humanidade, e  é a manifestação do Amor do Pai por nós. Ele é maior do que Jonas e maior que Salomão que atraiu reis pela sua sabedoria. Nós fazemos parte desta geração que tem Jesus como sinal e mesmo assim muitas vezes necessitamos de outros sinais para acreditar na força e no poder de Deus. Jesus nos abre os olhos:  os ninivitas acreditaram nas palavras de Jonas; a rainha do sul (rainha de Sabá) seguiu os conselhos de Salomão, e todos foram salvos. E nós?   A quem devemos ouvir para não fazer parte dessa geração que caminha para o mal? A Sua Palavra é a bússola de Deus para nós. A geração má é aquela que é constituída de uma multidão de gente que não crê na Palavra de Deus e não segue os Seus ensinamentos esperando por alguma coisa que venha a acontecer e que seja visível aos seus olhos e sensível ao toque. É a geração daqueles (as) que querem um sinal para acreditar, e não enxergam o que está um pouco além da sua vida. São os que têm como único objetivo o ter, o prazer, o poder, o se divertir, o amealhar – Você faz parte da geração boa ou má? – Faça uma reflexão da sua vida e pense se esta mensagem do Evangelho é para você. - Você ainda espera algum outro sinal a não ser o sinal da Cruz? – A palavra de Deus lhe basta para que você volte atrás e se arrependa querendo uma vida nova?   

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados