Evangelho de hoje (Jo 10,31-42)

"Por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo?

Naquele tempo, os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. E ele lhes disse: 'Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?' Os judeus responderam: 'Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!' Jesus disse: 'Acaso não está escrito na vossa Lei: 'Eu disse: vós sois deuses'? Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai.' Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. Muitos foram ter com ele, e diziam: 'João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade.' E muitos, ali, acreditaram nele.  

Reflexão - “As nossas obras dão testemunho de justiça”

As coisas de Deus são difíceis de ser acolhidas com a mentalidade humana. O homem se apega ao superficial e transitório e não assimila a mensagem que vem do céu, porque é limitado e pecador. Mesmo realizando as obras que o Pai lhe mandara realizar, e das quais as Escrituras prenunciavam, os judeus não acolheram a Salvação que também fora anunciada pelos profetas.  As obras de Jesus, no entanto, testemunhavam o poder de Deus que se manifestava nos prodígios e milagres que Ele operava.  Na nossa vida também pode acontecer isso, quando nos propomos a fazer alguma coisa boa e justa aos olhos de Deus. As pessoas não conseguem olhar para o que fazemos de bom, mas olham para o que refletimos de grandioso, gerando inveja e despeito.  Não compreendem o verdadeiro sentido do que estamos empreendendo. Por outro lado, nós, como os judeus, também na nossa caminhada, muitas vezes, não assumimos Jesus como nosso Senhor e Salvador, porque nos detemos no superficial e esquecemo-nos do essencial: Jesus veio a terra para nos salvar e nos trazer vida nova. Muitos de nós continuamos na mesmice e na mediocridade, não confiamos no Deus que veio nos salvar e esperamos por “alguém que ficou de vir”. No entanto, aqueles que acreditam que Jesus é o Enviado do Pai para lhe dar vida nova têm a sua história transformada. – E você, costuma se apegar aos detalhes e esquece o que é essencial? – Você se considera realmente imagem e semelhança de Deus? – Qual é a virtude de Jesus que você pode dizer que tem? – Você sabia que Deus quer ver em nós, refletida, a imagem do Seu Filho Jesus?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO



Assuntos Relacionados