Energia renovável em geração distribuída ultrapassa 100 MW no Ceará

Toda essa energia, produzida por 6.630 sistemas, alimenta 8.399 unidades consumidoras cearenses.

O Ceará ultrapassou 100 MW de potência instalada em geração distribuída de energia elétrica oriunda de fontes renováveis – ou seja, geração de energia para consumo próprio, em residências, estabelecimentos comerciais, pequenas indústrias etc, em sistemas de microgeração e minigeração. 

Toda essa energia, produzida por 6.630 sistemas, alimenta 8.399 unidades consumidoras cearenses. 

Os números foram compilados pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

“A preocupação em fazer escolhas sustentáveis está cada vez mais presente na realidade dos cearenses e de todos os brasileiros”, afirma Carlos Evangelista, presidente da ABGD. 

O executivo afirma que a geração distribuída faz parte de uma transformação geral na forma de consumir energia e outros insumos. Além de ser feita apenas com fontes renováveis, a produção de energia é descentralizada e acontece no mesmo local do consumo ou próximo a ele, evitando perdas elétricas e grandes investimentos em infraestrutura de transmissão e distribuição.

Evangelista ressalta que, apesar dos benefícios, a geração distribuída enfrenta dois grandes desafios para se consolidar no Brasil: a crise provocada pela Covid-19, que vem reduzindo a demanda, e a revisão da Resolução Normativa nº 482, da Agência Nacional de Energia Elétrica, que estabelece as regras para aqueles que optam por investir em sistemas próprios de geração, conectados à rede elétrica. 

A revisão proposta pela agência pode reduzir drasticamente a viabilidade econômica dos projetos, já que os consumidores investem dinheiro do próprio bolso. 

Para evitar esse retrocesso, a associação trabalha junto a parlamentares para elaborar um Projeto de Lei que proponha uma regulação equilibrada. 

Já em relação à pandemia, a ABGD tem trabalhado com diversas entidades e empresas para propor formas de mitigar os impactos da crise.

No Nordeste, o Ceará é líder em potência instalada de geração distribuída de energia, com 104 MW, seguido pela Bahia, com 85,9 MW, e Rio Grande do Norte com 56 MW.

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior entidade brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 800 associados, entre eles provedores de soluções, EPC's, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes tamanhos e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída. 

Ela foi fundada em 2015 para dar legitimidade às demandas de empresas dedicadas à micro e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis. 



Assuntos Relacionados