Energia eólica: Senai do Ceará ganha status internacional

Protocolo de Intenção celebrado com a Universidade do Porto (Portugal) pode transformar o Senai-Ceará num organismo de acreditação de anemômetros, aparelho que mede a velocidade dos ventos.

Exclusivo! O Laboratório do Senai do Ceará celebrou um Protocolo de Intenção com o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Industrial da Universidade do Porto (Portugal)., que,entre outros objetivos, permitirá, num futuro próximo, permitirá ao organismo cearense fazer a calibração dos anemômetros das torres de geração de energia eólica em toda a Região do Nordeste.

Anemômetro é um aparelho que mede ou registra a velocidade dos ventos. Eles são instalados no alto das torres eólicas. 

O protocolo foi assinado ontem, sexta-feira, 10, pelos representantes das duas partes.

O presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Ricardo Cavalcante, testemunhou a celebração do termo, que, em nome do Senai, foi assinado pelo seu diretor-geral, engenheiro Paulo André Holanda.

No Nordeste brasileiro, há hoje em operação oito mil torres de energia de geração eólica.

Até agora, todos as medidas dos anemômetros existentes no Nordeste são remetidas para calibração no exterior.

O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, que está em Portugal desde terça-feira liderando uma comitiva de industriais cearenses, disse a esta coluna que o Termo de Cooperação Técnica celebrado com a Universidade do Porto “é mais uma prova do alto grau de qualidade a que chegou o Senai do Ceará”.