Empresário aplaude solução para o Apodi

Voz sensata no meio empresarial cearense, Carlos Prado, vice-presidente da Fiec e fundador da Itaueira Agropecuária, afasta qualquer frustração ou pessimismo em relação ao processo de licitação para a construção do Ramal do Apodi, última etapa do Projeto São Francisco de Integração de Bacias. Será o Ramal do Apodi que permitirá, na sequência, e 30 quilômetros depois do seu início, a construção do Ramal do Salgado, no Ceará, cujo projeto executivo, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, só ficará pronto para licitação em meados de 2021.

Fontes desta coluna, no entanto, revelam que ele já está concluído, mas seu custo, de R$ 700 milhões, terá de aguardar um momento melhor para entrar no OGU. Carlos Prado chama a atenção para a importância do Ramal do Apodi, que levará água para o rio de mesmo nome, que corta a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Chegando lá, uma boa ação política poderá, num futuro não muito distante, viabilizar a construção de uma adutora de aço, enterrada ou não, para levar água até o Distrito de Irrigação Jaguaribe-Apodi, no Ceará, e, ainda, à barragem de acumulação de Itaiçaba, de onde poderá ser bombeada diretamente para o Canal do Trabalhador. Prado resume sua opinião: "Tudo o que o ministro Rogério Marinho fez até agora deve ser entendido como uma grande conquista, com passos firmes, em direção a um bom futuro".

Sesi-apodi

Celebraram parceria o Sesi-Ceará e a Companhia de Cimento Apodi, que estão desenvolvendo, juntos, o projeto "Construindo o Saber", que ministrará aulas de educação básica para 66 alunos e alunas com idade média de 30 anos, todos funcionários da empresa e seus dependentes e membros da comunidade do entorno da fábrica. A aula inaugural será hoje. Ao fim do curso, receberão o "Meu Diploma Sesi".

FINOR

Flávio Sabóya, presidente da Faec, entregou, pessoalmente, ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, proposta de repactuação de dívidas de cooperativas agroindustriais do Ceará, beneficiando 1,7 mil pequenas empresas. A dívida - gerada pela má gestão do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor) - foi transformada em debêntures. A Faec solicita que sua proposta seja incluída na Medida Provisória - a ser enviada pelo Planalto ao Congresso - para solucionar casos semelhantes da indústria nordestina.

Boa notícia! Embora prometa "só para janeiro" um prognóstico definitivo sobre a próxima estação das chuvas, o presidente da Funceme, engenheiro Eduardo Sávio Martins, disse ontem, em "live" com empresários, que há uma tendência que o inverno de 2021 acontecerá dentro da normalidade histórica.

Má notícia! Alguns economistas estão fazendo projeção de baixa para o PIB brasileiro em 2021. Os da Asa Investimentos, entre os quais Carlos Kawall, explicam que o desemprego e o "abismo fiscal" serão os problemas graves do próximo ano, pois não haverá espaço para o aumento do gasto público. E a poupança irá ao consumo.



Assuntos Relacionados