Em plena pandemia, Itaueira cresceu 16,4%

Produtora de melão, melancia, pimentões coloridos, mel de abelha, uva, sucos de frutas e camarão no Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará, a cearense Itaueira Agropecuária - empresa fundada por Carlos Prado e hoje dirigida pelos seus seis filhos, o quarto dos quais, Tom, é o seu CEO - enfrentou os mais difíceis momentos da pandemia - entre abril e julho do ano passado - "com muita garra e dedicação, mantendo a produção e, mais ainda, a qualidade dos seus produtos", como ele informa à coluna.

Na opinião de Tom Prado, "2020 foi um ano diferente, desafiador, mas hoje temos o que celebrar na produção de frutas e hortaliças". Ele faz questão de destacar o esforço de seu conjunto de mais de 1.500 colaboradores, responsáveis pelos bons resultados colhidos: "Apesar de todas as dificuldades que surgiram ao longo do pico da pandemia, crescemos 16,4% em relação ao ano anterior de 2019", revela Prado, que é também coordenador do Comitê Técnico de Fitossanidade da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Ele conclui assim o seu depoimento à coluna: "Além do melão Rei e suas variedades, da mini-melancia sem sementes com a marca Magali, da uva e do mel também com a marca Rei e dos sucos tropicais integrais, clarificados e concentrados, crescemos também na carcinicultura. Na comercialização do camarão, os desafios foram maiores, uma vez que os bares e restaurantes continuaram fechados em muitos locais e com baixa frequência por causa do distanciamento social. A retomada neste setor tem sido lenta, porém constante. Nossa perspectiva para este esperançoso 2021 é de continuarmos crescendo dois dígitos anuais".

Um choque

Boa a ideia do Governo do Estado de criar um VLT moderno (podem chamar-me de bonde) ligando a Feira dos Peixes, na Avenida Beira Mar, ao Centro da cidade de Fortaleza. O equipamento aliviará as dificuldades atuais do transporte coletivo, transitará pelo principal corredor turístico da Capital e terá investimento de R$ 214 milhões e estará pronto antes de outubro de 2022. Eis aí primeira grande licitação de 2021. O bonde será elétrico. Se a energização for por catenária, tudo bem; se a linha for enterrada, haverá perigo de choque - alguns trechos da linha do bonde inundam no inverno.

Pecém

Um dado que chama a atenção no balanço do Porto do Pecém relativo ao período de janeiro a novembro do ano passado: a cabotagem movimentou 296,3 mil contêineres, 5% a mais do que a movimentação de 2019.

Sem prefeito

Empresários de Ibaretama reclamam: o município está sem prefeito. Calma, que há outros nessa mesma situação.

Um dado que chama a atenção no balanço do Porto do Pecém relativo ao período de janeiro a novembro do ano passado de 2020 é referente à cabotagem, que registrou uma movimentação de 296,3 mil TEUs (contêineres de 20 pés). Um total 5% maior do que a movimentação de 2019.

Está atrasando mais do que se esperava o anúncio do porcentual de eficácia da vacina chinesa Coronavac, que o Governo de São Paulo - por meio do Instituto Butatan - já está produzindo com autorização do seu criador, o laboratório chinês Sinovac. O governo da China, por sua vez, aprovou a vacina da estatal Sinopharm,



Assuntos Relacionados