Covid: Unicamp testa e aprova o gás ozônio

Como a Covid-19 ainda permanecerá pairando no ar do mundo - o do Brasil e o do Ceará no meio - pelo menos até o fim deste ano, vale a pena prestar atenção no que informou ontem a esta coluna a professora doutora Clarice Weis Arns, do Instituto de Virologia da Unicamp (SP) e uma das mais respeitadas virologistas do País. Ela revelou que o gás de ozônio e a água ozonizada - testados por ela e sua equipe - “apresentaram ambos boa atividade contra o coronavírus”. Os testes foram feitos no Laboratório do Instituto, em Campinas (SP), utilizando equipamentos fornecidos por uma empresa privada. O teste para o gás ozônio foi feito em um espaço de até 100 m², no qual o vírus - exposto à ação do equipamento que emitia o gás no centro do espaço, e sem a presença de pessoas - foi inativado. Por sua vez, a água ozonizada, processada por equipamento do mesmo fabricante, revelou-se “potente desinfetante para áreas fixas, para a higiene das mãos e como névoa para produtos agrícolas - frutas e vegetais - e para pessoas, uma vez que não apresentou toxicidade in vitro sobre as células testadas”, explicou a professora Clarice Arns. Ainda está o mundo todo na expectativa do momento em que será anunciada a vacina contra o novo coronavírus, mas pelo menos há boas notícias da ciência sobre o que fazer e como fazer para evitar que essa tragédia pandêmica se alastre. Esta é uma delas. 

Novo normal
Desafio! A Faculdade CDL convida seu corpo de alunos a se reinventar e a mergulhar agora na campanha que sugere seguir em frente com os seus sonhos. O apelo ao corpo discente da Faculdade CDL é este: adeque-se ao “novo normal” que está emergindo desta pandemia virótica, tornando o mundo “cada dia mais digital”, como diz a campanha.

Eólica
Pioneiro na geração de energia eólica no Brasil, o Ceará foi líder nacional durante vários anos. Aí o Governo do Estado desinteressou-se pela atividade. Hoje, a Bahia, com 170 parques eólicos, é o líder do setor, gerando 31% da energia eólica do País. Em segundo lugar, o Rio Grande do Norte. 

Na hora
Está passando a hora de demitir o ministro da Educação.

100% cearense, a Sorvetes Frosty está informando que, de janeiro a maio deste ano, cresceu 29,7%. Por causa da Covid, o seu serviço de “delivery” teve, até março, incremento de 188% em comparação com março do ano passado. A empresa promete, para as próximas semanas, lançar seu próprio aplicativo

Nesta semana, o Brasil alcançará 1 milhão de casos de coronavírus no País. Será o primeiro de uma série de eventos muito midiáticos relacionados a esta trágica pandemia virótica. Antes, haverá o nonocentésimo milésimo caso. E, ainda, o quinquagésimo milésimo óbito. Temas para debates 



Assuntos Relacionados