Congresso pode subir impostos da agropecuária, locomotiva da economia

Uma das propostas de reforma tributária sugere que as atividades do agro sejam apenadas com forte tributação. Se aprovada, será um tiro no peito do produtor rural - sulista ou nordestino.

Entrou em clima de alerta geral o universo dos que, direta ou indiretamente, têm a ver com a cadeia produtiva da agropecuária brasileira, que hoje é a locomotiva que puxa a economia do País. 

Uma das propostas de reforma tributária sugere que as atividades do agro sejam apenadas com forte tributação. 

Se aprovada, será um tiro no peito do produtor rural – seja ele grande, médio ou pequeno, nordestino ou sudestino. 

Há 48 horas, estão mobilizados contra essa proposta os integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária, a Confederação Nacional da Agricultura e o Ministério da Agricultura, que já se declararam a favor “de uma reforma que reduza a burocracia e não aumente a carga tributária da sociedade, em especial do produtor rural”. 

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Alceu Moreira, está dizendo e repetindo que ela não tem votos suficientes para aprovar a reforma tributária, mas os tem para impedir que se elevem os tributos incidentes sobre a produção agrícola. 

A CNA, por sua vez, vem reforçando sua atuação no sentido de evitar que o setor perca competitividade em relação a outros países, que incentivam sua agricultura. 

No Congresso, tramitam três propostas de reforma tributária, uma da Câmara dos Deputados, outra do Senado e uma do Poder Executivo. 

SENAI E ADAGRI

Deram-se as mãos o Senai-Ceará e a Agência de Defesa da Agropecuária (Adagri), que fortalecerão as ações de inspeção higiênico-sanitárias dos produtos de origem animal no Estado.

Paulo André Holanda, diretor-geral do Senai, e Vilma Freire, presidente da Adagri, liderarão, no dia 2 de setembro (quarta-feira), uma webinar que tratará dessa parceria, saudada com aplausos pela comunidade da agropecuária cearense.

Será pelo Canal do Senai-Ceará, no YouTube.  

HOSPITAL

Está pronto o projeto arquitetônico de um hospital de referência nacional que o médico e empresário cearense Hipólito Monte pretende construir no entorno da cidade de Eusébio, domicílio do primeiro polo industrial de saúde do Ceará em implantação na geografia daquele município da Região Metropolitana de Fortaleza. 
“Será uma espécie de Sírio Libanês do Nordeste”, disse um secretário do governo do Ceará, a quem o projeto foi apresentado. 

Em tempo: o Sírio Libanês, de São Paulo, é um dos melhores hospitais brasileiros e da América Latina.

ÈÓLICA

Na madrugada desta sexta-feira, às 2h27, os parques eólicos instalados na região Nordeste geraram 9.308,9 MW e exportaram para o resto do País 4.301,7 MW. 

É o que informa o engenheiro Fernando Ximenes, da Gram Eollic, empresa especializada em projetos de energia e que acompanha a geração das diferentes fontes de geração no Brasil.

MITOS E VERDADES

Xico Graziano, um dos mais respeitados agrônomos brasileiros (ele já presidiu o Incra), participa nesta sexta-feira, ao meio dia, do Encontro de Produtores Rurais do Ceará (Eproce). 

Na oportunidade, ele autografará seu último livro – “Agricultura, fatos e mitos”. 

Ontem, durante todo o dia, Graziano visitou as fazendas da Agrícola Famosa, em Icapuí e Mossoró, vendo o trabalho de oito mil pessoas na colheita da safra do melão, cuja exportação começará amanhã, no Porto do Pecém, quando serão embarcados no navio "Shuba", da MSC, 150 contêineres para a Europa. 

E-COMMERCE

Dados divulgados pela PayPal Brasil e pela consultoria de pesquisas BigData Corp revelam que o mercado de comércio online – venda pela internet – cresceu 40,7% entre 2019 e 2020, chegando a 1,3 milhão de lojas virtuais. 

Isto é só o começo.

SIDERÚRGICA

Festa na usina siderúrgica do Pecém!

As exportações de suas placas de aço alcançaram 1,57 milhão de toneladas no período de janeiro a julho deste ano. 

Uma queda de apenas 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado. 

A causa dessa queda suave foi a pandemia do coronavírus. 

Neste segundo semestre, as exportações já registram crescimento.
 
AÇO CEARENSE

Hoje, às 16 horas, o Instituto Aço Brasil promove uma Web Conference para debater a retomada do setor pós-pandemia. 

Do evento, participará a Aço Cearense, por meio de seu vice-presidente Ian Corrêa, e do diretor de operações da Sinobras, empresa do grupo, Clayton Labes. 

A atração dessa vídeo conferência é o ministro da Economia, Paulo Guedes. 

PERGUNTA

Hoje, interessa a quem tirar do governo o ministro da Economia, Paulo Guedes? 

Pelo que se lê e ouve, interessa ao pessoal do quanto pior, melhor. 

E ficará pior se, em vez de respeitar o teto dos gastos, Bolsonaro   preferir seguir o conselho dos que querem ampliar a gastança. 

Neste momento, insuflada pelas notícias e comentários da mídia, está unida a oposição em torno de piorar o que já é difícil.  



Assuntos Relacionados