Chapada do Apodi, o paraíso à espera de mais investimento privado

Se mais cearenses, com muito ou pouco dinheiro, não querem investir lá, a não ser os que já o fazem com absoluto êxito, por que não chamar os gaúchos, os paranaenses ou os mato-grossenses?

Acredite: no Leste do Ceará, na divisa com o Rio Grande do Norte, localiza-se a Chapada do Apodi, cujo solo é daqueles que, na opinião de Pero Vaz de Caminha, “em se plantando, tudo dá”. 

Pois bem: há embaixo dessa chapada um oceano de água doce e, na sua superfície, uma área de 36 mil hectares à espera de quem queira investir na fruticultura, na cotonicultura, na triticultura e na pecuária. 

É o que dizem a este colunista agropecuaristas que já investem lá com sucesso.
 
Eles revelam que nem 10% desse território – ocupado por pequenas propriedades – são explorados de forma econômica.
 
Já infraestruturados – isto é, com canais de irrigação, rede de energia elétrica, internet de banda larga e estradas vicinais que acessam boas rodovias estaduais e federais asfaltadas – há no Apodi cerca de 6 mil hectares, dos quais 4 mil integram o Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi (Dirja). 

Todas as análises do solo e do subsolo do Apodi indicam que está ali um dos melhores sítios do País para a atividade agrícola.
 
Se mais empresários cearenses, com muito ou pouco dinheiro, não querem investir lá, a não ser os que já o fazem com absoluto êxito, por que não chamar os gaúchos, os paranaenses ou os mato-grossenses? 

Eis um desafio que cabe ao governo do Estado encarar. 

DE SAÍDA

Por falar em governo estadual: no fim deste ano, um importante secretário da gestão do governador Camilo Santana deverá deixar o posto que ocupa.
 
Ele retornará à iniciativa privada, com uma condição de causar inveja: tem quatro convites, cada qual o melhor.
 
Aceitar um deles é o drama que ele está a viver hoje.

BRISANET

Pesquisas na área da Inteligência Artificial, desenvolvidas hoje pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), estão sendo apoiadas, material e financeiramente, pela Brisanet, maior empresa cearense de telecom e uma das maiores do País.
 
Seu sócio majoritário e CEO, José Roberto Nogueira, tem interesse nessas pesquisas, pois a Brisanet tem um foco exclusivo: a alta tecnologia. 

NA ESTRADA

Maior distribuidora cearense de alimentos congelados, a Laredo inovou: transformou sua frota de caminhões-baú em outdoors sobre rodas, transportando e divulgando os produtos de seus clientes.
 
Aderiram à novidade Sadia, Perdigão, Seara, Rezende, Friboi, Poços de Caldas, Jeito de Minas, Vigor, BemBrasil Batatas, Mr. Frango, Frango Rico e Ave Nova. 

Os caminhões-baú da Laredo circulam por todas as estradas do Ceará.

AQUIRAZ

Ontem, terça-feira, 27, a Planet Smart City apresentou ao mercado imobiliário cearenses os detalhes do seu mais novo empreendimento – o Smart City Aquiraz.
 
O evento, voltado para corretores deimóveis e investidores daárea imobiliária, foi realizado na barraca Santa Praia, em Fortaleza.

O Smart City Aquiraz – que na verdade será uma cidade inteligente inclusiva, a segunda que a empresa implanta no Ceará – ocupará uma área de 200 hectares, planejada para receber uma população de até 18 mil pessoas.

SUPERMERCADO

Hoje, quarta-feira, 28, a partir das 10 horas, será aberta a nova loja da rede cearense Supermercado Pinheiro, na Avenida Antônio Sales, 3266.
 
Honório Pinheiro, sócio e CEO da empresa, que tem lojas também no interior do Estado, não teme as dificuldades que atravessa a economia do País: 

“Sou otimista por natureza, e os nossos clientes, também” – diz ele.

CUIDADO!

Alô, alô, diretoria do gigante Fortaleza Esporte Clube, cujo time de futebol e tudo o que o rodeia são comandados pelo carismático líder Rogério Ceni! 

Uma parte da torcida tricolor adverte, e põe advertência nisto: 

“Dize-me com quem andas e te direi o que perderás no curto prazo”. 

Parece um código. E é.

GERMINAR 

Programa do Grupo M. Dias Branco de conexão com startups, o Germinar Tecnologia, em parceria com a Fiec, o Senai-Ceará e o Cimatec-Senai, promove hoje, quarta-feira, 28, uma webinar.

Será através do YouTube do Senai-Ceará.

Tema: "Os desafios da tecnologia – germinando negócios, nutrindo o futuro".
 
CHANTAGEM

Até quando o Brasil e os brasileiros aceitarão a chantagem do senador David Alcolumbre e do deputado Rodrigo Maia, que insistem em trocar a aprovação das reformas administrativa e tributária pela aprovação da PEC que permitirá a reeleição de ambos para o comando do Senado e da Câmara dos Deputados?  

Que absurdo!

VICTA ENGENHARIA

Empresa do Grupo Diagonal, a Victa Engenharia inaugurou seu novo escritório em Fortaleza, na rua Dr. Gilberto Studart, 55, sala 1714, no edifício Diet Office Tower, Torre Sul, no bairro Cocó.

O escritório da Victa, já em atividade, conta com serviços de engenharia, arquitetura e departamento comercial. 

“A expectativa é de crescimento da empresa”, diz seu sócio e diretor João Fiúza. 

A Victa tem planos de expanir-se para outros estados do Nordeste.

AMIGOS EM AÇÃO

Será apresentada hoje, às 11 horas, a Campanha Amigos em Ação 2020.

Essa campanha, feita anualmente, arrecada alimentos que serão distribuídos, no Natal, a entidades beneficentes de Fortaleza.

O ato de lançamento será realizado na Alessandro Belchior Imóveis, que idealizou e coordenada a campanha há quase 30 anos. Estarão presentes diretores, conselheiros e apoiadores da campanha.

Neste ano a campanha será realizada pela 29ª  vez e terá como objetivo arrecadar 30 toneladas de alimentos que serão doados para seis entidades filantrópicas: Lar Torres de Melo, Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, Lar Amigos de Jesus, Oficina do Senhor, Casa Sol Nascente e Lar de Crianças Sara e Burton Davis (Lar Davis).
 
Além da campanha de arrecadação de alimentos, o Amigos em Ação conta com a participação de artistas cearenses que doam obras para uma exposição aberta à visitação pública e para o tradicional leilão de obra de artes, realizado durante o almoço de encerramento. 

Neste ano, a obra-tema da campanha será uma escultura em bronze do artista cearense Assis Filho, intitulada “Mais do que posso ter”.
 



Assuntos Relacionados