Cearense Mudanças Confiança vira' case' internacional

A história da Mudanças Confiança virou caso especial contado por Rosilene M. A. Marcelino, da Central de Cases da ESPM, sob a orientação do professor doutor Marcos Amatucci.

Legenda: Virou "case" internacional a história da empresa cearense Mudanças Confiança, fundada nos idos dos anos 50 do século passado
Foto: Arquivo da empresa

Lembram-se da Mudanças Confiança, empresa cearense de serviço que o saudoso Otacílio Correia – que foi deputado estadual com atuação dedicada 100% aos interesses de seu município natal, Várzea Alegre – fundou nos anos 50 com o nome de Sertaneja?

Veja também

Pois ela se expandiu não apenas no Brasil, onde tem filiais em todas as capitais e nas principais cidades s cidades brasileiras, mas também nos Estados Unidos, onde desembarcou em 1998, na Flórida.

A Mudanças Confiança é uma das maiores do setor nos EUA.

A história da Mudanças Confiança virou um “case”, contado por Rosilene M. A. Marcelino, da Central de Cases da ESPM, sob a orientação do professor doutor Marcos Amatucci. 

O título do trabalho é “Confiança Van Lines: a internacionalização de uma empresa de serviços brasileira”, e começa afirmando que, hoje, a organização dirigida pelos filhos de Otacílio Correia tem dois desafios a enfrentar: “Encontrar nos EUA mão de obra qualificada e adequá-la às necessidades da empresa e expandir o grupo para os mercados da Ásia e Europa”.

O trabalho de Rosilene Marcelino foi elaborado com objetivos acadêmicos, sendo vedada a sua utilização ou reprodução. Quem quiser saber mais sobre o assunto acesse o site da Central de Cases ESPM (https://www.esmp.br)

O que esta coluna pode acrescentar é o que testemunhou, há cinco anos, em Miami, onde a Confiança tem uma de suas filiais nos Estados Unidos. 

Seu time norte-americano tem vários executivos e funcionários brasileiros, e aqui parece residir o fundamento do seu sucesso naquele país, pois a maioria dos seus clientes são brasileiros que estão sempre trocando de residência entre cidades de lá e, ainda, de lá para cá ou daqui para lá.
 
Os irmãos José Wiron, Luís Carlos e Luís Helder Correia têm sabido honrar o legado do pai. Sua empresa brilha aqui e alhures.