Camarão: tudo pelo mercado da Europa

Agora oficialmente constituída e presidida pelo empresário e carcinicultor cearense Cristiano Maia, a Associação Nacional da Cadeia Produtiva do Camarão, cuja sigla é Camarão BR, está dedicada, juntamente com o Ministério da Agricultura, à tarefa de reabertura do mercado europeu, que há vários anos se fechou ao saboroso crustáceo brasileiro. A esse trabalho juntou-se a Frente Parlamentar do Agronegócio, integrada por 305 deputados federais e presidida pelo gaúcho Alceu Moreira. Ao mesmo tempo em que isso acontece, executivos de uma empresa importadora canadense acabam de visitar a gigantesca fazenda de produção da Samaria Camarões, de Cristiano Maia, que lhes mostrou também sua unidade industrial de beneficiamento, suas câmaras frigoríficas que armazenam o camarão beneficiado e seus laboratórios, um complexo que, há dois meses, é abastecido de energia gerada por um parque de geração solar fotovoltaica instalado ao lado e ao longo dos seus tanques e viveiros. Os canadenses surpreenderam-se com o que viram, e o que viram inclui também os certificados de qualidade ISO 2000 e ISO 15000. Ainda neste terceiro trimestre de 2020, os canadenses passarão a importar o camarão da Samaria. Até o fim deste ano - estima o Ministério da Agricultura - o mercado europeu será reaberto.

Otimismo

Honório Pinheiro, sócio e CEO da rede Supermercado Pinheiro, e Patriolino Dias, sócio e CEO da Construtora Dias de Souza, voltaram entusiasmados da reunião de terça-feira, no Palácio do Planalto, com os principais ministros do Governo Federal. Pinheiro disse que "o Brasil vai bem, mas poderá ir melhor e mais rápido se os poderes, em vez de divergirem, caminharem para a convergência". Patriolino Dias disse: "É muito boa a perspectiva em relação à construção civil: os juros da casa própria estão reduzidos e o Minha Casa Minha Vida tomará novo impulso". Ambos integraram comitiva da Fiec que, sob a liderança do seu presidente, Ricardo Cavalcante, no Palácio do Planalto com os ministros Paulo Guedes, Rogério Marinho e Tarcísio de Freitas.

Sofrimento

Um pequeno empresário tentou, ontem, falar pelo WattsApp com a Enel. Durante duas horas, ele recebeu como resposta um texto, que dizia: "Não se preocupe, cuidaremos do seu caso". Balela! Novas tentativas depois, nenhum resultado.

Novidade na boa mesa: a Richester, marca de M. Dias Branco, relançou o biscoito salgado Gold Class, com nova embalagem e nova receita. Além dos sabores Clássico, Integral e Queijo, há agora o sabor Pizza, que é considerado - em pesquisas de mercado - o favorito no segmento. Os produtos estão já no MA, PI, CE, RN e BA.

Uniram-se donos de bares e restaurantes de Fortaleza para implorar ao Governo do Estado que autorize a reabertura dos seus estabelecimentos, que são empregadores intensivos de mão de obra. O apelo é extensivo a outro setor importante do mercado - o de eventos. Os músicos estão sem dinheiro.



Assuntos Relacionados