Agrônomo diz que solo do Apodi é para produzir semente de trigo

José Maria Pimenta, ex-presidente da Ematerce, lembra que "um saco de semente de trigo tem três vezes mais valor do que um saco de grão de trigo”.

Do alto de sua experiência de engenheiro agrônomo e de ex-presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, que hoje é pecuarista nos sertões de Quixeramobim, mete sua colher de pau na panela do Projeto de Recuperação do Algodão no Ceará, tocado pela Secretaria Executiva do Agronegócio da Sedet. 

Ele aconselha: 

“A Chapada do Apodi é boa para a produção de soja. E excelente para a produção de semente de trigo. Produzidas ali, as sementes de trigo sairiam fresquinhas com um alto poder germinativo e quase no momento de plantar. O mercado para essa semente é o Brasil de Norte a Sul”. 

Pimenta conclui assim: 

“Um saco de semente de trigo tem três vezes mais valor do que um saco de grão de trigo”. 

A propósito da Chapada do Apodi: um industrial têxtil e produtor de algodão pede espaço para – sob o anonimato – discordar “de uma ínfima parte” do relatório do agrônomo e consultor Zuza de Oliveira, sobre o qual esta coluna falou ontem. 

Na sua opinião, a produtividade e a rentabilidade da cotonicultura no Apodi “serão, no próximo ano, 20% maiores do que as que o documento previu”. 

Ótimo!

QUALIDADE

Festa na CSP, cuja usina siderúrgica do Pecém acaba de conquistar a recertificação ISO 14.001:2015 de qualidade na gestão ambiental. 

“Hoje é fundamental possuir a licença que certifica o cumprimento dos requisitos impostos pela legislação. Essa certificação também comprova que temos gestão, fazemos controles, análises e asseguramos recursos para honrar nosso compromisso com o meio ambiente”, como diz o gerente de Meio Ambiente da CSP, Marcelo Baltazar. 
 
OBSERVATÓRIO

Oficina de conserto: 

É o Centro Internacional de Negócios (CIN), da Fiec, que tem o nome do empresário Carlos Prado, e não o Observatório da Indústria, como saiu aqui ontem.

CLARO NO ESCURO

Estão impacientes e irritados os assinantes da operadora Claro residentes nos bairros Aldeota e Meireles, onde há quatro dias o sinal da banda larga – que ativa a tevê por assinatura, o Netflix e o YouTube – oscila permanentemente, causando prejuízos principalmente a quem precisa dele para seu trabalho profissional. 

Ex-Net, a Claro ainda não conseguiu localizar o defeito para consertá-lo.

SEM PROBLEMAS

Todos os problemas da cidade de Fortaleza estarão resolvidos a partir do dia 1º de janeiro de 2021, quando assumirá o futuro prefeito da capital cearense, a ser eleito nas eleições dos dias 15 e 29 deste mês. 

Esta coluna acompanhou um programa do horário eleitoral gratuito, e ficou com a certeza de que as questões mais graves, como as da saúde, dependiam só de uma frase marqueteira. 

Não dependem mais.

REFORMA

Em carta a senadores e deputados federais do Estado, o presidente da Federação da Agricultura do Ceará  (Faec), Flávio Sabóya, pede-lhes muita atenção ao projeto de  reforma Tributária - que embute armadilhas contra a agropecuária.  

Uma delas é a chance de taxar a produção de pessoas físicas, o que seria absurdo.

Outra é tributar os produtos da Cesta Básica que alimentam a população mais pobre.



Assuntos Relacionados