Agrícola Famosa produzirá algodão em Icapuí

Inicialmente, serão plantados 150 hectares. Se tudo der certo, a área será multiplicada, anuncia seu sócio e diretor Luís Roberto Barcelos.

Eclusivo! A Agrícola Famosa, maior produtora de melão do País, investirá na cotonicultura.

Segundo informou a esta coluna seu sócio e diretor Luís Roberto Barcelos, serão plantados, inicialmente, 150 hectares em sua fazenda de melão localizada em Icapuí, no Leste do Ceará, na divisa com o Rio Grande do Norte.

Tudo com sementes da Embrapa.

Se cair a sopa do melão no mel do algodão, a área cultivada da Agrícola Famosa será multiplicada.

A ideia de Barcelos é cultivar o algodão na época da entressafra do melão.

CORONAVÍRUS

Duas perguntas, a primeira das quais para os que têm fé em Deus: que mensagem divina está embutida na pandemia do Covid-19?

A segunda é esta: o que acontecerá com as empresas brasileiras - principalmente as pequenas, responsáveis pela geração de 70% dos empregos, que neste mês e, principalmente, no próximo, não apurarão receita suficiente para pagar seus compromissos, a começar pela folha do seu pessoal?

Ontem, esta coluna conversou com três executivos financeiros de empresas industriais cearenses.

Os três revelaram que foram procurados por gerentes dos cinco bancos de primeira linha, que lhes ofereceram financiamento para capital de giro, a juros baixos.

Ótimo! E o que fazer para livrar da garra as empresas aéreas?

A Azul Linhas Aéreas anunciou ontem que cancelará quase 100 voos neste março e no vindouro abril. 

Mais da metade da frota brasileira de aviões está no chão, porque há poucos passageiros para transportar.

As agências de viagem, as redes hoteleiras, os centros de eventos estão fechando e as empresas que os organizam não têm o que fazer hoje nem o terão pelos próximos 90 dias, no mínimo.

A economia do planeta parou e seus agentes querem saber o que acontecerá com o preço do petróleo, cuja queda espetacular ajuda a agravar a catástrofe.

As medidas anunciadas ontem pelo ministro Paulo Guedes são um esforço do Governo no sentido de minimizar o sofrimento dos idosos aposentados pelo INSS, que receberão em abril a primeira parcela do 13º mês dos seusproventos e, em maio, a segunda.

E também para garantir o emprego dos trabalhadores via benefícios para as empresas empregadoras.

Entre as medidas, consta a redução, pelos próximos três meses, de 50% nas contribuições do Sistema S.

Logo mais, às 10 horas, quando a Bolsa iniciar o seu pregão, o mercado dirá o que achou desse segundo pacote anticoronavírus.

DE AÇO

Festa no Instituto Aço Cearense, que celebra neste mês seus primeiros 10 anos. Controlada pelo empresário Vilmar Ferreira, a Aço Cearense, maior importadora brasileira de aço, com fábricas no Ceará, Tocantins e Pará, mantém o Instituto cujo principal objetivo é apoiar iniciativas de entidades sociais com atuação no terceiro setor.

ASSALTO!!

Segunda-feira, às 6 horas da manhã, um empresário cearense, idoso, fazia sua tranquila caminhada pela Avenida Beira Mar, sem que, por perto, est9vesse um só policial da PM ou da Civil.

Súbito, três assaltantes o derrubaram ao chão com um soco. E, com a mesma violência, tomaram-lhe do bolso o seu celular.

Tudo aconteceu à vista de algumas pessoas que nada puderam fazer: os assaltantes mostravam suas armas. E nada de Polícia.

Há 20 dias, outro empresário, de 79 anos anos, foi atacado no mesmo local, na mes hora pelo mesmo trio assaltante. De novo, tudo sem Polícia por perto.

Foi-se o tempo em que caminhar era um momento de lazer e tranquilidade.