Aftosa: Ceará tem só 60% de gado vacinado

Atenção! Terminará no próximo dia 31 a campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa. O Estado do Ceará, que já é zona livre de aftosa com vacinação, quer tornar-se zona livre sem vacinação. Para isto, terá de vacinar 90% do seu rebanho bovino em 90% dos seus municípios e em 90% de suas propriedades rurais. Uma tarefa muito difícil, pois até ontem só haviam sido vacinados 60% do seu rebanho. Faltam apenas 16 dias para o prazo final. Uma fonte da Agência de Defesa da Agropecuária (Adagri-Ceará) revelou a esta coluna que, para que essas metas sejam alcançadas, "será necessário um grande esforço de comunicação, mobilizando todas as mídias, principalmente a televisão aberta, para a divulgação de mensagens de convocação dos pecuaristas". A mesma fonte acrescentou: "Se isto não for feito, nós continuaremos no mesmo estágio de zona livre da aftosa com vacinação", o que frustrará a expectativa da comunidade do setor da pecuária e da própria Adagri.

Socorro!

Neste momento da crise sanitária causada pela pandemia do coronavírus, é difícil, muito difícil, a situação dos restaurantes e bares, não só no Ceará, mas em todo o País. Aqui, o governo do Estado mantém a interdição do funcionamento noturno dos restaurantes. A operação dos bares, por sua vez, está, desde o dia 20 de março, proibida em qualquer horário. Muitos desses estabelecimentos já fecharam definitivamente suas portas, jogando na sarjeta do desemprego milhares de pessoas, uma dos quais surgiu ontem, às 15 horas, aos gritos, bem no meio da rua Joaquim Nabuco, pedindo ajuda em alimentos ou em dinheiro para matar a fome de sua mulher e filhos. Apiedados, os moradores de dois condomínios entregaram a ele - um garçom sem emprego - alimentos, roupas e dinheiro. Pode não ser, mas parece o novo normal.

Algodão

Ganhou a mídia internacional a notícia - divulgada aqui em primeira mão - de que o Ceará, com seu Programa de Revitalização da Cotonicultura, tocado pelo Governo do Estado, pretende ser novamente, no curto prazo, um dos líderes nacionais da produção de algodão. A agência espanhola de notícias EFE divulgou para seus clientes, na Europa e nas américas do Sul e do Norte, uma longa matéria sobre o assunto, despertando a atenção de investidores. Diz o ditado popular que "quem não é visto não é lembrado". É verdade.

Sabem da Petrobras? Ela saiu das páginas policiais e em vez de corrupção exibe quebra de recorde. O último é este: em apenas 44 dias, ela construiu um poço na área do pré-sal, na Bacia de Campos. Antes, eram 96 dias. O custo caiu 50%. O novo poço vai operar em outubro deste ano, produzindo 12 mil barris por dia de petróleo. Outro gol!!!

Dois leitores desta coluna pedem socorro à Enel - que com exclusividade distribui energia elétrica em 100% da geografia do Ceará: "Por favor, Enel, facilite o parcelamento da nossa conta de luz. Por causa da Covid, estamos sem renda. Pedimos ajuda à Arce, mas esta tem muita burocracia, e parece que trabalha para a Enel".



Assuntos Relacionados