'Pulmão' do Ceará, Fernando Sobral se consolida como fundamental no Brasileiro; veja números

As boas atuações nesta temporada têm chamado atenção de outros clubes. Entretanto, Fernando Sobral possui contrato com o Ceará até dezembro de 2021 e há multa rescisória caso alguém se interesse em contratá-lo

sobral
Legenda: Fernando Sobral vive grande temporada pelo Ceará
Foto: FOTO: WALMIR CIRNE/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

A vitória do Ceará por 2 a 0 sobre o Flamengo ainda reverbera em Porangabuçu. Mais que o resultado, o desempenho extremamente positivo do Alvinegro ratificou o bom Campeonato Brasileiro que o clube faz. Na ocasião, um atleta em particular chamou atenção especial. O volante Fernando Sobral foi um dos melhores em campo, com atuação que coroou uma temporada de consolidação no Vovô.

Números na temporada

Regularidade e constância são duas das marcas registradas do camisa 88, que é o atleta do Ceará com mais jogos na Série A. Ele atuou em 27 das 29 partidas do Vovô na competição, sendo 25 como titular e totalizando 2.238 minutos em campo.

Tempo suficiente para credenciá-lo como um dos melhores não somente do Ceará, mas de todo o torneio. Sobral é o volante que mais tem desarmes na competição, com um total de 78 roubadas de bola. 

Além disso, auxilia também na criação de jogadas ofensivas, sendo o que tem mais passes certos no terço final do campo, próximo da área adversária (253) e também o 2º jogador do time com mais passes decisivos (35).

fernando sobral
Legenda: Volante Fernando Sobral tem se destacado pelo Vovô
Foto: Benes/SVM

Jogador com mais quilometragem

Contratado em dezembro de 2018 para a temporada 2019, recebeu poucas oportunidades na última temporada. Foram 24 jogos, sendo 14 como titular. O período, entretanto, serviu para amadurecimento e dedicação para fortalecer o aspecto físico, que virou um dos principais trunfos para superar os concorrentes de posição.

Prova disso é que, na maioria dos jogos, é ele o jogador que mais corre, chegando a percorrer distância de quase 12km por jogo, em média. Não à toa é visto como o 'pulmão' do time.

Nesta temporada, o meio-campista tem se destacado como um dos jogadores mais importantes do atual elenco e é peça fundamental na boa campanha que o time de Guto Ferreira realiza no Brasileirão.

Importância tática

Uma das grandes características de Fernando Sobral é a polivalência. Com facilidade para exercer mais de uma função, já atuou como ponta, aberto pelos dois lados. Jogando mais pelo lado direito, viveu crescente na Copa do Nordeste, sendo pilar essencial para o título da competição, mas recentemente tem crescido de rendimento jogando em sua posição de origem: volante.

No meio de campo, garante intensidade na marcação e velocidade nas transições, fazendo com que o Vovô, logo quando recupera a bola, possa chegar rapidamente ao campo do adversário.

Ser aplicado taticamente é um dos requisitos básicos para ganhar pontos com o técnico Guto Ferreira. Pelo que tem demonstrado até aqui, Fernando Sobral provou que tem dado contado recado.