Dica Esportiva: 'Assim se construiu o Campeão' e 'Maioridade Penal'

Todas as sextas-feiras, às 9 horas da manhã, uma nova Dica Esportiva para você

Legenda: Duas leituras excelentes
Foto: Reprodução

O quadro Dica Esportiva desta sexta-feira (24) traz duas dicas de livros voltadas ao futebol cearense. Uma ligada ao Ceará e outra ao Fortaleza (mais especificamente, ao treinador Rogério Ceni).

ASSIM SE CONSTRUIU O CAMPEÃO
O livro que é uma verdadeira "bíblia" aos torcedores do Ceará resgata a história do clube em seus menores detalhes, com direito a relatos, fichas técnicas de todos os jogos entre as décadas de 1910 e 1970, comentários sobre a maioria das partidas e uma riqueza de informações que seduz o leitor.

Fruto de seis anos de longas pesquisas feitas pelo autor Pedro Mapurunga, na Biblioteca Pública, que tiveram início em 2008, o livro traz reportagens do passado, imagens marcantes e é de uma leitura fácil, dinâmica, já que é todo bem dividido e organizado. O mergulho no passado ocorre de forma que permite entender o presente e projetar o futuro.

Traz, de forma didática e explicativa, a história centenária do clube e de suas várias conquistas. Ótima leitura.

MAIORIDADE PENAL
É um dos títulos que o torcedor do Fortaleza tem que acrescentar na lista de leituras. A história de vida de Rogério Ceni como jogador está diretamente ligada ao que o transformou no maior treinador da história do Fortaleza Esporte Clube. "18 anos de histórias inéditas da marca da cal", diz logo na capa. E não mente.

São muitas histórias engraçadas, curiosas, tristes, raivosas, etc. Todas elas inéditas, contadas pelo jornalista André Plihal. Há um misto de sentimentos nas 204 páginas do livro, que resgata também imagens marcantes.

Ler Maioridade Penal é uma forma de conhecer melhor e se sentir até mais próximo de Rogério Ceni, um personagem gigante na história do futebol brasileiro e mundial, e que faz também história no futebol cearense. Não vou alongar mais pois posso dar algum spoiler, mas a única coisa que digo é: a leitura é excelente.