Dica Esportiva: A Pirâmide Invertida

Todas as sextas-feiras, uma nova Dica Esportiva para você

Legenda: A Pirâmide Invertida é a "bíblia da tática" no futebol
Foto: Reprodução

A Dica Esportiva dessa semana volta aos livros, para falar daquele que é conhecido como "a bíblia da tática". A Pirâmide Invertida, de Jonathan Wilson, é leitura obrigatória para quem pretende entender melhor sobre o assunto e também enxergar o jogo de uma forma diferente.

É um verdadeiro documento histórico do futebol, que faz um resgate de vários momentos extremamente determinantes para a evolução do jogo, com apresentação de conceitos que transformaram a forma de jogar e entender o futebol.

Em diversos países, é uma das principais referências de tática no futebol. É um assunto que, particularmente, eu gosto muito, e a leitura de A Pirâmide Invertida foi fundamental para desenvolver maior conhecimento sobre o tema.

Juca Kfouri fala que "por mais que tenha uma compreensível visão eurocêntrica do futebol, Wilson fica a milhares de jardas de negligenciar centros como o Brasil e a Argentina, além de surpreender com histórias sobre como os judeus colaboraram para o progresso do jogo e sobre como os elegantes cafés de Viena viveram dias como os de nossos mais simples botequins, os sujinhos, inclusive - aqueles que devem horrorizar o novo prefeito paulistano, cuja prestimosa senhora desconhece até o Minhocão".

Poderia destrinchar mais detalhes aqui, mas estaria correndo o sério risco de dar spoilers. Para evitar tal possibilidade, me limito a dizer: se você gosta/se interessa por entender o jogo de uma forma mais tática, você tem a OBRIGAÇÃO de ler esse livro.

A Pirâmide Invertida
Onde comprar: Editora Grande Área
Preço: R$ 69,90



Assuntos Relacionados