Ceará: três fatores para o clube superar a melhor campanha da história na Série A

O time comandado por Guto Ferreira está próximo do desempenho do Vovô de 2010

Legenda: O Ceará liderado por Vina tem a chance de fazer a melhor campanha da história alvinegra na Série A
Foto: divulgação / Ceará

O Ceará faz campanha histórica na Série A do Campeonato Brasileiro. Sob comando de Guto Ferreira, o Vovô aplicou goleadas em rivais como Vasco e Goiás, bateu o atual campeão Flamengo duas vezes e também garantiu 100% frente ao Fortaleza. Longe da zona de rebaixamento, se firmou na briga por vaga internacional e chega na reta final até com chances de Taça Libertadores.

Tudo escrito com grandeza. Os resultados são tão expressivos que a equipe, também campeã da Copa do Nordeste, pode entrar para o rol das grandes jornadas como a melhor participação alvinegra na 1ª divisão durante a era dos pontos corridos - o formato atual existe desde 2006.

O feito é do elenco de 2010. Na época, o clube ficou na vice-liderança do Brasileirão, só atrás do Corinthians após sete rodadas. No elenco, um trio de ferro no meio-campo (Heleno, João Marcos e Michel), a criação de Geraldo e o talento de Misael na frente.

Ceará no Brasileirão de 2020 x 2010

  • Jogos: 31 x 38
  • Vitórias: 11 x 10
  • Empates: 9 x 17
  • Derrotas: 11 x 11
  • Aproveitamento: 45,2% x 41,2%
  • Gols feitos: 45 x 35
  • Gols sofridos: 41 x 44

O saldo: classificação para a Copa Sul-Americana e a 12ª posição geral. Confira os fatores que faltam para o atual Ceará superar o time de 10 anos atrás.

Seis pontos

Legenda: O Ceará de 2010 tinha forte poder de marcação e criatiatividade no setor ofensivo
Foto: arquivo / Ceará

O Ceará está muito próximo de obter o recorde máximo de pontos na Série A. Com 31 rodadas realizadas, o Vovô tem 42 pontos, praticamente selando a manutenção na elite nacional. O número máximo já obtido pela equipe na competição foi 47, ou seja, restam seis pontos para superar a pontuação de 2020. Restando sete jogos, pode conseguir a marca com duas vitórias.

Vaga internacional

Legenda: O Ceará conseguiu se classificar para a Copa Sul-Americana no Brasileirão de 2010
Foto: arquivo / Ceará

O Ceará de 2010 foi coroado com uma vaga na Copa Sul-Americana ao término do Brasileirão. Vale ressaltar que o time foi o primeiro cearense a conquistar a classificação, conseguindo também a Copa Conmebol de 1995. Hoje, o plantel atual tem 89,6% de chance de se garantir na Sula e 2% na Libertadores. Um detalhe: na outra campanha, o time também tinha 42 pontos após 31 jogos.

G-10

Legenda: O Ceará tem o 4º melhor ataque da Série A, com 45 gols marcados em 31 jogos
Foto: divulgação / Ceará

O Ceará está na 10ª posição na tabela de classificação. Caso termine a temporada nessa colocação, já ultrapassa o melhor índice registrado (12º), obtido em 2010. Em números gerais, a campanha atual - comparada com a do próprio time - tem mais vitórias (11 x 10), gols feitos (45 x 35) e menos sofridos (41 x 44). O desafio então é pela regularidade para seguir fazendo história.