Ceará se consolida na base, elimina Juventude e garante vaga na final do Brasileirão de Aspirantes

Equipe tem chance de conquistar título nacional inédito para o futebol cearense

Legenda: O Ceará é o primeiro clube do Nordeste a chegar na final do Brasileirão de Aspirantes
Foto: Pedro Chaves / Ceará

O Ceará está na final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, o Sub-23. E tudo nesse projeto é histórico: uma chance de título nacional inédita para o futebol cearense, a consolidação de um trabalho voltado para as categorias de base e a expectativa de novas promessas reveladas no Vovô.

A classificação ocorreu nesta quinta-feira (14), com nova vitória diante do Juventude/RS, dessa vez por 1 a 0, no estádio da Cidade Vozão, em Itaitinga. No confronto de ida, o time tinha somado triunfo por 2 a 0 fora de casa. O adversário na finalíssima será o Vila Nova, que eliminou o Fluminense na outra semifinal.

A campanha alvinegra é a melhor da história de um representante nordestino na competição. Criado em 2017, o torneio registra como campeões o Internacional (2x) e o São Paulo (1x), duas das principais potências nacionais nas categorias de base.

Campeões do Brasileirão de Aspirantes

  • 2017 | Internacional campeão, Santos vice.
  • 2018 | São Paulo campeão, Internacional vice.
  • 2019 | Internacional campeão, Grêmio vice.

A disputa pela taça surge como apogeu de todo o trabalho na formação. Nos últimos três anos, o clube ampliou investimento na lapidação de atletas em 350%. Com metodologia própria, incluindo o Futebol Total, o Ceará forjou joias como o lateral Felipe Jonatan (Santos), o volante Raul (Bragantino), e os atacantes Artur Victor (Bragantino) e Arthur Cabral (Basel-SUI).

No caminhar do reconhecimento, conquistou o Certificado de Clube Formador e foi procurado pela CBF para apresentar a logística interna de funcionamento da sede na base. No Sub-17, dois jovens foram convocados (David e João Victor) para a Seleção Brasileira.

A equipe terminou as duas primeiras fases da competição com a liderança geral, registrando aproveitamento máximo de 77%: 12 vitórias, um empate e três derrotas.

O celeiro de craques então mantém franca ascensão. O Ceará elevou o patamar da categoria de base cearense e pode conceder um novo degrau aos feitos do Estado: são capítulos de ineditismo.

O jogo

Legenda: Rafael Carvalheira marcou o gol do Ceará aos 12 do primeiro tempo
Foto: Pedro Chaves / Ceará

Antes da bola rolar, o Ceará informou que o goleiro Diogo Silva e o volante Marthã, ambos titulares, foram diagnosticados com Covid-19 e não atuaram. Apesar das baixas, o Vovô armou um time forte com peças como Jacaré, Lacerda e Pedro Naressi - todos com participação na equipe principal.

No esquema 4-3-3, a proposta era ser ofensivo mesmo com a vantagem. A estratégia surtiu efeito aos 12, quando o meia Rafael Carvalheira recebeu passe longo do lateral Nailton e bateu na saída do goleiro adversário: 1 a 0.

O placar forçou o Juventude/RS a aumentar a pressão. Mas quando exigido, o arqueiro André Luíz conseguiu defesas importantes e segurou o resultado parcial. No fim da primeira etapa, Wesley teve oportunidade de ampliar em cobrança de pênalti, mas desperdiçou.

Na volta do intervalo, o Vovô administrou o triunfo e trabalhou melhor a posse. Os visitantes até tentaram levar perigo na bola aérea, mas a defesa alvinegra foi soberana com os zagueiros Alan e Gabriel Lacerda. O panorama foi mantido até a classificação do Vovô para a final.

Ficha técnica

Ceará 1x0 Juventude/RS

Competição: semifinal do Brasileirão de Aspirantes
Local: Arena Vozão, em Itaitinga/CE.
Data: 14/01/2020
Horário: 15h
Gol: Rafael Carvalheira, aos 12 minutos do primeiro tempo [1x0]
Cartões amarelos: Wesley (C), Naressi (C), Gilson (J), William (J) e Correia (J).

Ceará: André Luiz; Buiú (Natan), Alan, Gabriel Lacerda e Nailton; Jadson (Thiaguinho), Pedro Naressi (Matheus Índio) e Rafael Carvalheira; Wesley (Luan), Jacaré e Cristiano (Geovane). Técnico: Daniel Azambuja.

Juventude: William; Nicolas, Correia, Kelvin e Alessandro (Dudu); Kelvi, Ronald (Gilmar), João Pedro e Demethryus (Pedro Lucas); Gilson (Léo César) e Marcos Vinicios. Técnico: Roberto Maschio.