As primeiras impressões de Guto Ferreira no Ceará: elenco surpreendeu o treinador

O novo comandante do Vovô conversou com a Coluna e elogiou o empenho dos atletas

Legenda: Guto Ferreira ficou surpreso com a qualidade técnico do elenco alvinegro
Foto: divulgação / Sport

O elenco do Ceará Sporting Club surpreendeu o treinador Guto Ferreira durante os trabalhos presenciais. O novo comandante, anunciado em março, teve oportunidade de acompanhar atividades com o grupo completo pela primeira vez na última semana, em protocolo de retorno dos treinos durante a pandemia de Covid-19.

Com possibilidade de realizar coletivos - uma simulação de partida oficial - nomes do plantel se destacaram, principalmente alguns com pouco espaço nas comissões técnicas anteriores. Em contato com a Coluna, Guto reforçou que os destaques individuais serão revelados próximo das competições.

"Sempre tem atletas que se destacam, mas é cedo, e em questão de treino de volta, sempre tem jogador que volta melhor que os outros, então esse destaque acontece. Eu vou deixar para comentar nomes quando começar a competir, o que posso dizer agora é que uns surpreenderam positivamente, nomes que não estejam em uma situação boa em termos de comentários, pelo que nos foi passado pela comissão da casa, e que vem treinando muito bem e nos surpreendendo", aponta.

Veja também

O movimento agrada a diretoria alvinegra, há uma aposta em Guto para recuperar peças do elenco, como o meia Wescley e o atacante Rodrigão. Dentre as metas a longo prazo, o técnico também tem a missão de lançar atletas da base do Vovô no profissional.

Em uma transmissão via streaming do próprio clube foi possível ver alguns jogadores em ação, como o zagueiro Gabriel Lacerda, que protagonizou lance de habilidade na grande área. Dos 37 atletas à disposição no momento, cinco são oriundos das divisões de formação: o goleiro André Luís, o lateral Kelvyn, e os atacantes Cristiano e Rick - além do defensor listado.

"São jogadores interessantes, com bom nível técnico, e potencial grande de crescimento, com características boas. Agora o aproveitamento vai passar pelo amadurecimento e necessidade que vão surgindo. Conforme vão demonstrando crescimento, estando em condição melhor do que os mais experientes, vão assumir lugar de maior importância. Isso é um processo, precisamos ter calma, mas tenho certeza que alguns, no tempo certo, terão espaço para mostrar o seu valor", explica Guto à Coluna.

Um detalhe no processo de montagem do time ideal do Ceará é que os atletas, desde o período de treinos virtuais, recebem orientações táticas para se adequar ao estilo do comandante. Antes de chegar em Porangabuçu, Guto estudou um dossiê de dados sobre o perfil de atletas e o sistema de atuação anterior. Assim, no início das competição, os jogadores estarão prontos para entrar em campo na nova filosofia. 

"A gente vem trabalhando um modelo de jogo, padrão tático, logicamente como nesse momento estamos fechando a primeira semana com o grupo todo, a segunda em termos de competitividade (interna), trabalhando esboços táticos, mas (o time) não competiu, o que firma esse conceito é a competição. A gente fez treinamentos que tentam simular de uma maneira mais próxima o jogo, mas ainda assim são treinamentos sem um carga emocional. A gente espera que, quando começar, possamos estar com um padrão em um bom nível", revela.

O fato é que Guto tem um arsenal para tornar o Ceará ainda mais competitivo. Chega em um time motivado, invicto até o período anterior da pandemia, e próximo de avançar de fase na Copa do Brasil, Campeonato Cearense e Copa do Nordeste.