Decisão de R$ 1,84 bilhão

Em meio ao gravíssimo desastre ambiental causado por manchas de óleo no litoral nordestino, pelo menos uma notícia interessante pode ser avistada pela Região: a aprovação, pelo Congresso Nacional, de projeto de lei que garante R$ 1,849 bilhão para operações de crédito rural. Essa dinheirama será aportada nas superintendências de desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do Norte (Sudam), devendo servir também para o cumprimento de decisões judiciais. Considerando os estragos que haviam sido feitos de 2012 a 2018 na agricultura pela seca no Nordeste, assim como os incêndios este ano na Amazônia, pode ser até que o dinheiro não supra as necessidades. Mas pelo menos pode servir de ajuda.

Quase um rasante
Por falar em manchas de óleo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, no exercício da Presidência da República, juntou ontem uma comitiva e foi a Alagoas e Sergipe, ver os estragos do desastre ambiental. Mas voltou rapidinho para o conforto do gabinete em Brasília.

Ora, ora
Quando surgiu em Fortaleza, em 2006, o serviço de atenção à saúde por meio de motocicletas - as "motolâncias" - foi criticado sem dó pela oposição à gestão municipal. Havia quem dissesse não haver segurança no trânsito para garantir eficiência às motos.

Novos tempos
Pois agora, a própria oposição montou em proposta de criação de um programa permanente de compra de motolâncias. Os tempos mudam, os discursos e as posturas também.

Outro campo
O ex-jogador de futebol Dunga, atualmente técnico fora de atividade, dá palestra hoje na Assembleia Legislativa. Dunga vem a Fortaleza a convite da Central Única das Favelas (Cufa).

Pódio
A Câmara federal tem discutido formas de proteção à mulher atleta vítima de violência física ou sexual. Só há dois parlamentares cearenses na Comissão de Esporte, que vem tratando do tema: Domingos Neto (PSD) e André Figueiredo (PDT).

Livro de Frases
Do deputado Marcos Sobreira (PDT), sobre o desastre do óleo no Nordeste: “Uma investigação é necessária e urgente. Esse caso está saindo da proporção ambiental e está invadindo a saúde, economia, o turismo e a renda de muitas famílias que dependem do mar para sobreviver”.

PÍLULAS

Hoje e amanhã há duas perguntas no palco do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, em Juazeiro do Norte:  “Onde mora Sebastião?” e “Pedro, que horas são?”. São duas peças teatrais. E com acesso gratuito.

Contatos com a Coluna podem ser feitos pelos e-mails comunicado@diariodonordeste.com.br e roberto.maciel@diariodonordeste.com.br, pelo Whats App (85) 99638 5129 (só mensagens de texto) e pelo telefone (85) 3266 9659.