TikTok é um espião do governo chinês? EUA e Anonymous dizem que sim

O governo norte-americano analisa banir o app do território

Legenda: TikTok volta ao centro de uma polêmica e agora até o Anonymous o acusa de ser um malware
Foto: Ascannio/Shutterstock

Primeiro foi o governo do EUA quem disse que o aplicativo chinês TikTok era um perigo para a segurança nacional e o app devia ser banido. Muita gente torceu o nariz, afinal, o presidente Donald Trump há tempos causa confusão com o governo chinês e parecia que isso era mais uma dele na disputa comercial entre as duas potências. Porém, parece que não era.

Um usuário do Reddit teria conseguido fazer engenharia reversa no app TikTok e descobriu que ele estava pegando muitas informações que não deveria do usuário. Ele afirmou que já havia tal procedimento com aplicativos como Twitter, Instagram e Facebook e os dados que eles coletam ficam bem aquém do que o TikTok estaria coletando.

Veja a lista do que o app estaria coletando do usuário:

- Informações de rede, como Wi-Fi e IP do roteador
- Localização em tempo real atualizada a cada 30 segundos
- Hardware do telefone (tipo de CPU, dimensões e resolução da tela, uso de memória RAM, espaço de disco etc.)
- Outros apps instalados no smartphone e até os deletados recentemente


Aí você olha o perfil do sujeito que compartilhou isso no Twitter e verifica que ele é da Ucrânia. O país do leste europeu ficou marcado por ter sido envolvido em uma suposta ameaça a adversário de Trump. Luz amarela acesa, mas...

Aí veio a comunidade hacker Anonymous - que não é muito fã de governos como os dos EUA - e soltou a bomba: "deletem o TikTok agora; se você conhece um usuário explique que ele é essencialmente o malware operado pelo governo chinês e que está fazendo passiva espionagem". Se o Anonymous diz que o TikTok é um app com função de espionagem e aliado ao governo chinês aí a conversa fica séria.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa do aplicativo, mas, até agora, não recebemos nenhum retorno. Após mais de 24 horas, eles nos responderam. Segundo o e-mail enviado, nas últimas semanas, houve várias alegações feitas na Internet sobre as práticas de segurança do TikTok, incluindo algumas que foram feitas anonimamente. "Levamos essas reivindicações a sério e estamos no processo de realizar uma revisão completa e determinamos que muitas delas são imprecisas ou refletem a análise de versões mais antigas do aplicativo que, em alguns casos, estão desatualizadas", afirma a nota. 

Ainda de acordo com o comunicado, o chefe de Segurança da Informação, Roland Cloutier, publicou relatos detalhados de algumas das acusações sem fundamento contra o TikTok. "Como parte de nossa abordagem geral à segurança, nossa equipe de segurança da informação executa um processo contínuo para verificar as vulnerabilidades de segurança e corrigi-las. Incluímos empresas de segurança de classe mundial nessas avaliações". 

Segundo a assessoria, o TikTok está comprometido em respeitar a privacidade de seus usuários e em ser transparente com os especialistas em comunidade e segurança sobre como o aplicativo funciona. "Estamos constantemente nos esforçando para ficar à frente dos crescentes desafios de segurança e incentivamos nossos usuários a usar a versão mais recente do TikTok para que eles possam aproveitar a melhor experiência possível", diz a assessoria. 

Sobre acusação de que se trata de uma ferramenta do governo Chinês, o TikTok garante ser de propriedade de investidores globais e possui uma equipe de gerenciamento baseada em todo o mundo nos mercados em que o aplicativo está disponível. "O TikTok não está disponível na China e não fornecemos dados do usuário do TikTok ao governo chinês e não o faríamos se solicitado", finaliza a nota.

E você: vai manter o TikTok instalado? Acredita que ele espiona mesmo ou é mais um ataque do Trump ao governo chinês?