Registrato ajuda você a saber se alguém contraiu empréstimos ou abriu conta em seu nome

Banco Central e Febraban orientam contra vazamentos de dados

Foto: Gorodenkoff/Shutterstock

Depois da mega fraude com dados de CPF de 223 milhões de brasileiros, tivemos mais de 100 milhões de contas de celulares vazadas. Muita gente se desesperou por ficar com o perigo real de ter empréstimos ou contas abertas com seus dados. Uma solução do Banco Central (BC), o Registrato, pode ajudar o correntista a monitorar dívidas e contas abertas em instituições financeiras. 

Como se cadastrar

Para primeiro acesso, escolha entre Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Para seguir o cadastro escolha entre as opções celular ou internet banking ou cadastro digital. Você também pode solicitar o cadastro via Correios ou presencialmente, mas agora, no meio da pandemia, tais ações estão suspensas, com toda razão.

Feito isso, abra o aplicativo do seu banco no celular e siga as instruções do Banco Central. A partir do app você criará um PIN e sua conta no Registrato. Em alguns casos, você precisará pegar o PIN salvo e seguir os passos no site do BC. Veja abaixo como encontrar no aplicativo do seu banco o caminho.

Pronto. Depois de logar no sistema Registrato você pode visualizar as opções "Meus Relacionamentos Financeiros" e "Meus Endividamentos". Na primeira, verificará que bancos você tem relação no momento ou que já teve. A segunda você saberá se há empréstimos abertos em seu nome.

Se você tiver algo que não pediu de empréstimo ou estiver cadastro em algum banco que desconheça, procure o banco para tratar do assunto ou abra uma reclamação no Banco Central.

Dicas Febraban e BC

A Federação Nacional dos Bancos (Febraban) e o Banco Central orientam o brasileiro de como pode tentar evitar ter os dados vazados. Confira:

- Não clicar em links enviados por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens de texto
- Não navegar em sites suspeitos
- Não baixar aplicativos diferentes do app oficial da instituição que você tem conta
- Não compartilhar senhas de acesso aos canais de atendimento da instituição
- Ter cuidado ao compartilhar informações pessoais
- Não atender telefonemas nem trocar mensagens com pessoas que se dizem funcionários da instituição detentora de sua conta